
Vídeo de ação policial compartilhado como se fosse na Austrália foi gravado em Los Angeles
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 19 de novembro de 2021 às 15:35
- Atualizado em 19 de novembro de 2021 às 15:40
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“HORROR NA AUSTRÁLIA O SISTEMA NÃO TERÁ PIEDADE DE VOCÊS LUTEM AINDA QUANTO PODEM OU SEREMOS MASSACRADOS”, diz uma das publicações compartilhadas no Twitter (1, 2) e no Facebook.

Uma busca reversa pelos fragmentos da gravação levaram a notícias (1, 2, 3) que veicularam as mesmas imagens em julho de 2020. Segundo a imprensa, o registro foi feito durante protestos ocorridos em Los Angeles em 14 de julho daquele ano contra a violência policial nos Estados Unidos após a morte de George Floyd, asfixiado por um agente.
Em um outro vídeo sobre o evento encontrado em uma busca no Google pelas palavras-chave “homem”, “cadeirante” e “policiais”, é possível ler a inscrição “Los Angeles” na manga do uniforme dos policiais.

O Departamento de Polícia de Los Angeles se manifestou sobre a ação em um tuíte, publicado em 16 de julho de 2020, no qual afirma que Joshua Wilson, o manifestante na cadeira de rodas, agrediu um policial e portava uma arma de fogo.
Publicações com a alegação de que vídeo expõe a polícia australiana também circularam em espanhol, acrescentando que o que é chamado por usuários de “atrocidade” aconteceu no contexto de um protesto durante a pandemia de covid-19.
O vídeo viralizou após o anúncio do governo australiano sobre a obrigatoriedade de vacinação para algumas categorias profissionais, como cuidadores de idosos e trabalhadores de apoio a pessoas com deficiências (1, 2).
Em Melbourne, capital do estado de Victoria, na Austrália, manifestantes saíram às ruas para protestar contra a obrigatoriedade da imunização em setembro e novembro de 2021.
Nos últimos meses têm ocorrido diversos protestos no país contra medidas para controle da pandemia, como confinamentos e vacinação compulsória (1, 2).
19 de novembro de 2021 Acrescenta TAG