( . / )

Vídeo de um protesto contra Doria em 2017 circula como se fosse da visita de Lula a Recife em 2021

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Um vídeo de um grupo de pessoas protestando foi compartilhado centenas de vezes em redes sociais desde o último dia 16 de agosto. Segundo as publicações, as imagens mostram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sendo expulso de um restaurante em Recife (PE) durante sua passagem pela cidade em agosto de 2021. Mas a alegação é falsa. A gravação registra, na verdade, uma manifestação contra o então prefeito de São Paulo, João Doria, durante visita a Natal (RN) em 2017.

“Esse é o candidato q esta em primeiro nas pesquisa do data folha ? Lula é expulso de um restaurante em Recife . #LulaOpovoTeOdeia”, escreveu um usuário no Twitter. “Lula vaiado e expulso de um restaurante em Recife. Hoje, 16 agosto 21”, afirma uma das postagens compartilhadas no Facebook (1, 2, 3, 4).

Nas imagens, é possível ver algumas pessoas levantando um cartaz dentro de um restaurante, enquanto outras gritam: “Fora PT”.

Captura de tela feita em 17 de agosto de 2021 de uma publicação no Twitter

O ex-presidente Lula esteve, de fato, em Recife no último dia 15 de agosto, mas as imagens viralizadas não correspondem a essa visita.

Protesto contra Doria

Uma busca reversa no Google por um dos fragmentos do vídeo mostra que a gravação circula desde agosto de 2017. Uma nova pesquisa, desta vez pelas palavras-chave “protesto restaurante”, limitando os resultados para conteúdos publicados naquele mês, mostra que uma gravação semelhante foi divulgada pelo Blog do Heitor Gregório para o Jornal Tribuna do Norte em 16 de agosto de 2017.

Segundo o texto, naquela ocasião, apoiadores do Partido dos Trabalhadores (PT) se manifestaram contra o então prefeito da cidade de São Paulo, João Doria, que almoçava com o empresário Flávio Rocha, em um restaurante no shopping Midway Mall, em Natal. Ainda de acordo com o blog, clientes que almoçavam no local reagiram gritando “Fora PT”.

De fato, em 16 de agosto, Doria afirmou em sua conta no Twitter estar na cidade para receber o título de “cidadão natalense” da Câmara Municipal de Natal.

Em outro vídeo do episódio, publicado no YouTube, é possível ver com mais detalhes o cartaz levantado pelos manifestantes. A faixa diz: “Dória é assassino!”.

O jornal O Estado de S. Paulo também noticiou o protesto no dia 16 de agosto de 2017. Segundo o veículo, “um grupo de manifestantes protestou contra concessão do título de cidadão natalense ao tucano pela Câmara Municipal de Natal com cartazes e palavras de ordem”.

Comparação entre os vídeos publicados no Twitter e no YouTube feita em 17 de agosto de 2021

No vídeo postado no YouTube, também é possível identificar o nome do restaurante: “Camarões”. Uma pesquisa no Google por esse nome levou à página do estabelecimento com a mesma logomarca exibida no vídeo. Na página, é possível ver que o estabelecimento não possui unidades em Recife, apenas em Natal e em São Paulo.

De acordo com o site do estabelecimento “Camarões”, eles possuem apenas duas unidades localizadas em praças de alimentação em shoppings em Natal: uma no Natal Shopping e outra no Midway Mall. A filmagem também mostra rapidamente o logo da rede de restaurantes “Outback”.

As respectivas páginas dos centros comerciais mostram que apenas o Midway Mall possui ambos restaurantes em sua praça de alimentação. Foi nesse estabelecimento que o protesto contra João Doria ocorreu, em 2017, reportaram diversos veículos (1, 2).

A viagem de Lula

O ex-presidente Lula chegou a Recife em 15 de agosto de 2021. Lula lidera as pesquisas de intenção de voto para a Presidência em 2022 e declarou em maio deste ano sua possível candidatura.

Ex-presidente Lula discursa durante lançamento do Memorial da Verdade em São Paulo, em 12 de agosto de 2021 ( AFP / Nelson Almeida)

O Partido dos Trabalhadores (PT) informou em seu site que, na visita, Lula debateria “com lideranças políticas e movimentos sociais o futuro de Pernambuco, o momento atual do país e os desafios para o desenvolvimento e o crescimento regional e nacional”.

Segundo os vídeos viralizados, o ex-mandatário teria sido expulso do restaurante em Recife no último dia 16 de agosto de 2021, mas não há registro na imprensa de que Lula tenha sido expulso de nenhum restaurante. O ex-presidente publicou alguns vídeos em suas redes sociais sobre as atividades que realizou nessa data.

Ainda segundo o calendário de atividades políticas do PT, Lula não teve nenhum evento programado em Natal em 16 de agosto de 2017. No dia seguinte, 17 de agosto daquele ano, o ex-mandatário viajou para Salvador na Caravana “Lula pelo Brasil: Da Bahia ao Maranhão”.

O Checamos também verificou publicações sobre a chegada de Lula a Recife.

Checagem semelhante também foi feita pela Agência Lupa.

Eleições 2022