Este perfil não é amigo de todos no Facebook: uma função impede o envio de solicitações de amizade
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 11 de setembro de 2020 às 18:23
- 2 minutos de leitura
- Por Bruno SCELZA, AFP Uruguai
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Vocês sabiam que TODO MUNDO tem essa mulher no face? Antes de falar que vc não tem ela, pesquise o perfil”, dizem as publicações, compartilhadas mais de 120 mil vezes no Facebook (1, 2, 3, 4), Instagram e Twitter ao menos desde 31 de agosto deste ano.
A mensagem, que também circula amplamente em espanhol, é acompanhada pela captura de tela da conta de uma mulher chamada “Selene Delgado López”. Abaixo de sua foto de perfil, vê-se apenas a opção de enviar uma mensagem e não a de enviar uma solicitação de amizade, o que normalmente acontece quando o usuário já é amigo do perfil que está visitando.
Ao entrar no perfil mencionado, pode-se confirmar que não é possível adicioná-lo.
A equipe de checagem da AFP revisou, em seguida, a seção “Configurações e ferramentas de privacidade” do Facebook, onde se encontra a função de “enviar solicitações de amizades”. Nessa parte, há duas opções: “Todos” ou “Amigos de amigos”.
Um representante da plataforma disse à AFP por e-mail que “os perfis do Facebook não são adicionados automaticamente à lista de amigos dos usuários”.
Além disso, explicou que “uma conta pode desabilitar a opção para que outros usuários a enviem solicitações de amizade, o que fará com que não apareça a opção ‘adicionar aos amigos’”.
A equipe de checagem da AFP criou uma conta falsa com uma foto de perfil gerada por inteligência artificial, ou seja, de uma pessoa que não existe, e alterou sua configuração de privacidade para que apenas usuários com amigos em comum pudessem enviar uma solicitação de amizade.
Em seguida, um jornalista da AFP visitou o perfil falso com sua conta pessoal e confirmou que acontece o mesmo visto nas publicações viralizadas: não aparece a opção de enviar uma solicitação de amizade.
Embora o nome e a foto do perfil de Selene Delgado López pertençam a uma mulher, a url tem o nome de um homem: “luis.atilano.3557440”.
Uma busca reversa pela foto de perfil de Selene Delgado López só leva a artigos ou vídeos publicados no YouTube sobre os comentários motivados pela configuração de sua conta. O mesmo acontece ao buscar as outras três fotos disponíveis em seu perfil, todas publicadas em 27 de abril de 2020.
A equipe de checagem da AFP tentou, sem êxito, se comunicar com o usuário.
Em resumo, é falso que a conta “Selene Delgado López” seja amiga de todos os usuários do Facebook. O perfil simplesmente tem uma configuração que impede aqueles sem amigos em comum de enviarem uma solicitação de amizade.