Este demônio com asas não está escalando uma igreja na Itália, ou Espanha; trata-se de uma criação em 3D

Copyright AFP 2017-2020. All rights reserved.

O vídeo de uma criatura com asas de tamanho humano escalando o teto de uma igreja foi compartilhado milhares de vezes nas redes sociais com a afirmação de que se tratava de um “demônio” que apareceu na Itália, ou na Espanha. Embora a gravação dê a impressão de ter sido realizada com a câmera de um telefone, na realidade trata-se de uma criação 3D feita em junho de 2019 por dois irmãos, produtores de vídeos com efeitos especiais, que trabalham na Nicarágua.

“Itália registra anjo Lucifer subindo a igreja. O fim esta próximo Evil Angel [sic], indica a legenda de uma das publicações, compartilhada mais de 2 mil vezes desde o último dia 7 de abril, com um vídeo de 45 segundos, aparentemente gravado com a câmera de um celular.

A filmagem mostra uma silhueta alada de tamanho humano aterrissando sobre o teto de uma igreja, subindo pela cúpula e depois pousando sobre a cruz. Após alguns segundos, ele abre suas asas e sai voando.

Captura de tela feita em 24 de abril de 2020 de uma publicação no Facebook

Apesar da legenda indicar que a gravação foi feita na Itália, é possível escutar a voz de um homem, falando em espanhol as seguintes frases, em tradução livre para o português: “O que é isso?”, “Nunca vi isso”, “É estranho”, enquanto tenta aproximar a lente da câmera da criatura.

O registro mais antigo desta gravação foi encontrado no YouTube e data de agosto de 2019. Contudo, na legenda do vídeo indica-se que a gravação teria sido feita na Nicarágua.

A mesma sequência voltou a ser publicada recentemente, mas sendo associada à Itália (1, 2, 3) e à Espanha (1, 2, 3), por usuários no próprio YouTube (1, 2, 3) e no Facebook (1, 2), que também tem uma postagem de setembro do ano passado.

Este vídeo circulou amplamente em francês (1, 2) e espanhol (1, 2), com diferentes descrições de localidade.

“Vídeos paranormais para entreter”

Alguns dos vídeos que foram publicados em português e francês continham um logotipo no canto superior direito da imagem, embora aparecesse cortado, que dizia “JJPD produccio [sic].

Uma busca no Google pelos termos “JJPD Producción” mostra entre os seus resultados uma página no Facebook e um canal no YouTube também chamado “JJPD Producciones”, e descrito como um canal de “dois Irmãos YouTubers Nicaraguenses criadores de: vídeos com efeitos especiais, vídeos de encontros paranormais, curtas-metragens de ficção, Relatos de Terror e mais”.

Nesse canal pode-se encontrar o mesmo vídeo do suposto demônio, mas em uma versão mais longa, publicada em 2 de junho de 2019 com o título: “Demônio aterrorizado em Cidade de Granada - Nicarágua 2011 - Gárgula?”. A gravação acumula mais de 3 milhões de reproduções.

O próprio narrador afirma que a cidade nicaraguense de Granada é o cenário do vídeo.

“Cidade de Granada, um dos maiores atrativos turísticos da Nicarágua, foi o cenário do impressionante avistamento de uma criatura nunca antes vista de dia. Há boatos entre os moradores de que o demônio habita a igreja catedral Imaculada Conceição de Maria. Um turista subiu em uma das torres mais altas da Catedral para obter melhores tomadas da paisagem, mas, para a sua surpresa, algo, ou alguém, também estava subindo em uma das torres. O turista não hesitou em gravar o arrepiante acontecimento que mostrarei a seguir”, diz no início do vídeo, texto que também pode ser conferido na descrição da gravação.

Combinação de imagens feita em 30 de março de 2020 que mostra uma captura de tela das publicações virais (acima à esquerda), uma captura do vídeo dos irmãos Pérez (acima à direita) e uma captura do Google Maps da catedral Imaculada Conceição de Maria

Mais à frente o texto indica: “Estes são vídeos sobrenaturais criados por nós para entretenimento. Todas as imagens mostradas são fictícias”. Há também o crédito aos criadores, editores e animadores, entre os quais estão os irmãos José Joaquín Pérez e Jimmy José Pérez, donos do canal no YouTube.

Contatados por e-mail pela equipe de checagem da AFP, os dois explicaram como deram vida a esta gárgula por meio de vários programas.

“No vídeo mostramos como iniciamos a ideia da gárgula com um desenho. Depois começamos a criação do personagem em 3D com o programa Zbrush. Terminado o desenho da gárgula em 3D, iniciamos a animação do personagem com o programa Cinema 4D e renderizamos com iluminação realista. Quando isso terminou, fizemos a edição da montagem em imagem real no programa Adobe After Effects e terminamos com a edição de áudio e vídeo no Adobe Premiere Pro”, detalharam.

Mas os youtubers não gostaram de ver que a mensagem de suas obras tenha sido distorcida.

“Não gostamos que outras pessoas copiem os nossos vídeos e os façam passar como ‘reais’. Nós, em nosso canal ‘JJPD Producciones’, não temos a intenção de fazer com que as pessoas pensem que são reais, na descrição sempre especificamos que os vídeos são falsos”, disseram.

E acrescentaram: “Quando vemos que um vídeo nosso é tido como real e se torna viral, publicamos o vídeo que mostra como é o processo de edição da criatura 3D”, assinalaram.

Na página no YouTube também explicam como foi criado o suposto demônio.

Esta não é a primeira vez que um vídeo da “JJPD Producciones” viraliza na Internet. Em 25 de outubro de 2019, a AFP verificou um vídeo viral na Indonésia no qual afirmavam que havia um “fantasma em frente à Câmara de Representantes da Indonésia, onde o presidente Joko Widodo tomou posse em 20 de outubro de 2019”. O monstro em questão também foi criado em seu estúdio.

Em resumo, não é verdade que um demônio tenha aparecido em uma igreja na Itália, ou na Espanha, como asseguram publicações que circulam nas redes sociais juntamente com um vídeo. Na realidade, trata-se de uma produção criada em 3D por dois irmãos nicaraguenses que usaram a catedral Imaculada Conceição de Maria como cenário para criar a sua animação.

AFP Colombia
AFP Brasil