Estas são fotos de crianças em prisões para imigrantes no Estados Unidos? É falso.
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 21 de junho de 2018 às 17:13
- Atualizado em 10 de julho de 2018 às 21:04
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
Ante a indignação provocada, o presidente Donald Trump emitiu, no dia 20, uma ordem executiva que acaba com as separações familiares. Em pouco mais de um ano de política migratória de “tolerância zero”, mais de 2.300 menores de idade foram separados de seus pais, a maioria deles filhos de centro-americanos que fogem da violência.
Entre as fotos que circularam recentemente, checamos esta, publicada em páginas de Facebook no Brasil e replicada internacionalmente no Twitter, supostamente tirada em uma instalação para crianças imigrantes nos Estados Unidos.
Na verdade, essa imagem circula na Internet pelo menos desde 2010: é uma foto de Abed al Hashlamoun publicada no Los Angeles Times, e que retrata crianças palestinas em uma cozinha à espera de refeição.
Outra foto, compartilhada mais de 25 mil vezes no Twitter, pretende denunciar os maus-tratos em crianças por parte das autoridades migratórias dos Estados Unidos, expondo uma criança em uma jaula.
Na realidade, esta foto vem de uma encenação realizada em uma manifestação, no estado do Texas, contra a política migratória de Donald Trump, e foi publicada no dia 11 de junho no Facebook.
A política migratória do presidente Trump vem sendo alvo de críticas por parte de organizações da sociedade civil e de organismos internacionais. A comoção causada pela situação das crianças imigrantes foi um dos aspectos mais dramáticos dessa política e virou tema de polêmicas e de campanhas intensas nas redes sociais.