Uma captura de tela de uma publicação disseminando a noticia falsa sobre crianças em centro de detenção nos Estados Unidos, no Facebook feita no dia 21 de junho de 2018 (Facebook / AFP)

Estas são fotos de crianças em prisões para imigrantes no Estados Unidos? É falso.

Copyright © AFP 2017-2020. Todos os direitos reservados.

Depois da publicação de um vídeo sobre as instalações de detenção para imigrantes nos Estados Unidos no dia 18 de junho, diversas imagens mostrando a situação de crianças nesses locais na fronteira com o México viralizaram na Internet e tiveram forte impacto nas redes sociais do Brasil. Algumas dessas imagens são falsas.

Ante a indignação provocada, o presidente Donald Trump emitiu, no dia 20, uma ordem executiva que acaba com as separações familiares. Em pouco mais de um ano de política migratória de “tolerância zero”, mais de 2.300 menores de idade foram separados de seus pais, a maioria deles filhos de centro-americanos que fogem da violência.

Entre as fotos que circularam recentemente, checamos esta, publicada em páginas de Facebook no Brasil e replicada internacionalmente no Twitter, supostamente tirada em uma instalação para crianças imigrantes nos Estados Unidos.

Uma captura de tela de uma publicação disseminando a noticia falsa sobre crianças em centro de detenção nos Estados Unidos, no Facebook feita no dia 21 de junho de 2018 (Facebook / AFP)

Na verdade, essa imagem circula na Internet pelo menos desde 2010:  é uma foto de Abed al Hashlamoun publicada no Los Angeles Times, e que retrata crianças palestinas em uma cozinha à espera de refeição.

Uma captura de pantalha, adulterada, de Los Angeles Times, crianças palestinas esperam para receber comida, feito no dia 21 de junho de 2018 (Los Angeles Times / AFP)

Outra foto, compartilhada mais de 25 mil vezes no Twitter, pretende denunciar os maus-tratos em crianças por parte das autoridades migratórias dos Estados Unidos, expondo uma criança em uma jaula.

Uma captura de tela de uma publicação disseminando a noticia falsa sobre crianças em centro de detenção nos Estados Unidos, no Twitter feita no dia 21 de junho de 2018 (Twitter / AFP)

Na realidade, esta foto vem de uma encenação realizada em uma manifestação, no estado do Texas, contra a política migratória de Donald Trump, e foi publicada no dia 11 de junho no Facebook.

Comparação das fotos da manifestação no Texas com a imagem utilizada em um post de Twitter disseminando informação (Facebook / AFP)

A política migratória do presidente Trump vem sendo alvo de críticas por parte de organizações da sociedade civil e de organismos internacionais. A comoção causada pela situação das crianças imigrantes foi um dos aspectos mais dramáticos dessa política e virou tema de polêmicas e de campanhas intensas nas redes sociais.

AFP Brasil