Vídeo que mostra susto de Haaland no espelho foi alterado digitalmente
- Publicado em 6 de julho de 2026 às 21:07
- 2 minutos de leitura
- Por Livia LIU, AFP Hong Kong
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Enquanto o norueguês Erling Haaland avança com a seleção de seu país na Copa do Mundo de 2026, um vídeo que mostra o atacante se assustando com o próprio reflexo viralizou nas redes sociais e já foi visto quase 20 milhões de vezes. Mas a gravação, com inconsistências típicas de conteúdos sintéticos, foi manipulada com inteligência artificial (IA). O vídeo original foi postado por um criador de conteúdo chinês que publica vídeos de humor.
“O Haaland tava comendo e se assustou com o próprio reflexo HAHAHAHA”, dizem publicações no Instagram, no Facebook, no Threads, no TikTok, no Kwai e no X.
O vídeo já havia viralizado em chinês nas redes Weibo, Douyin e Rednote antes de passar a circular em outros idiomas.
O vídeo circulou às vésperas do jogo entre Noruega e Brasil, em que o atacante Erling Haaland — aclamado como maior goleador do mundo pelo técnico da seleção norueguesa — contribuiu para levar seu país às quartas de final da Copa do Mundo pela primeira vez.
No entanto, a publicação que mostra o jogador do Manchester City se assustando com o próprio reflexo foi manipulada com inteligência artificial (IA).
Rostos trocados
Uma análise atenta do vídeo revela erros visuais que indicam que o conteúdo foi manipulado.
O contorno da orelha direita do jogador parece inconsistente com o formato real, e o patrocínio na manga do uniforme do Manchester City está incorreto — enquanto o vídeo falso parece mostrar a inscrição “OXO”, o patrocínio verdadeiro é da plataforma de criptomoedas OKX.
O detector de IA InVID-Weverify, codesenvolvido pela AFP, apontou forte evidência de que o vídeo contenha rostos criados digitalmente.
Um comentário em um dos posts que compartilhou o vídeo falso incluía uma captura de tela de um vídeo similar e a informação de que aquele seria o conteúdo original.
Uma busca com palavras-chave levou ao vídeo original, publicado no Douyin — versão chinesa do TikTok — pelo usuário “Xiaosi” em 15 de junho de 2026.
A legenda da publicação diz, em tradução livre do chinês: “A pessoa no espelho me parece tão familiar!”.
O perfil no Douyin está registrado na província de Shandong, na China, e pertence a um criador de conteúdo que publica esquetes humorísticas.
Ele disse à AFP que o vídeo é mesmo dele. Questionado se ele sabia que o vídeo havia sido alterado, ele respondeu: “Eu não estou ciente disso”, e acrescentou que ele mantém perfis apenas no Douyin, no Kuaishou e no WeChat.
A AFP já havia checado outras alegações falsas com uso de IA relacionadas à Copa do Mundo 2026 (1, 2).
Referências
Copyright © AFP 2017-2026. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
