Esta imagem é uma ilustração artística de Saturno, não uma fotografia real

Circula nas redes sociais uma fotografia que usuários alegam ser a imagem mais próxima já feita do planeta Saturno. Nela, é possível ver algumas nuvens em tons de amarelo, uma faixa branca que cruza o céu, supostamente os anéis do planeta, e - dizem as publicações - parte da espaçonave Cassini, que a imagem teria capturado. O conteúdo foi compartilhado centenas de vezes desde 2018. No entanto, a imagem é uma ilustração artística da vista que a sonda teria de Saturno.
  

“A foto mais próxima de Saturno, de dentro dos seus anéis, junto à espaçonave Cassini”, diz uma das  publicações compartilhadas no Facebook (1, 2). A mesma imagem foi publicada no Twitter.

Conteúdo semelhante circulou em espanhol, inglês e polonês.

Image
Captura de tela feita em 30 de dezembro de 2021 de uma publicação no Facebook ( . / )

Lançada em 15 de outubro de 1997, a Cassini foi uma espaçonave da agência espacial dos EUA (Nasa) lançada em uma missão conjunta com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Italiana.

A Nasa anunciou a conclusão da missão em um comunicado à imprensa publicado em 15 de setembro de 2017: “Uma época emocionante na exploração de nosso sistema solar chegou ao fim hoje, quando a espaçonave Cassini da NASA deu um mergulho fatídico na atmosfera de Saturno, terminando sua missão de 13 anos pelo planeta anelado”

Uma busca reversa de imagens no Google retornou a mesma imagem postada no site da Nasa em 6 de abril de 2017, mais de cinco meses antes de a sonda entrar na atmosfera de Saturno.

“O conceito desse artista mostra uma vista de cima da Cassini fazendo um de seus mergulhos durante o Grande Final em Saturno”, diz a legenda da fotografia.

Image
Captura de tela feita em 29 de dezembro de 2021 do site da Nasa ( . / )

 

Em 3 de outubro de 2017, a Nasa publicou a última imagem real tirada pela Cassini, chamada “The Grand Finale” ( “O Grande Final”, em português).

A equipe de checagem da AFP já verificou outros conteúdos sobre planetas (1, 2).

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco