Esta imagem é uma ilustração artística de Saturno, não uma fotografia real
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 30 de dezembro de 2021 às 21:10
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Austrália, AFP Brasil
- Tradução e adaptação Manuela SILVA
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“A foto mais próxima de Saturno, de dentro dos seus anéis, junto à espaçonave Cassini”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2). A mesma imagem foi publicada no Twitter.
Conteúdo semelhante circulou em espanhol, inglês e polonês.
Lançada em 15 de outubro de 1997, a Cassini foi uma espaçonave da agência espacial dos EUA (Nasa) lançada em uma missão conjunta com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Italiana.
A Nasa anunciou a conclusão da missão em um comunicado à imprensa publicado em 15 de setembro de 2017: “Uma época emocionante na exploração de nosso sistema solar chegou ao fim hoje, quando a espaçonave Cassini da NASA deu um mergulho fatídico na atmosfera de Saturno, terminando sua missão de 13 anos pelo planeta anelado”.
Uma busca reversa de imagens no Google retornou a mesma imagem postada no site da Nasa em 6 de abril de 2017, mais de cinco meses antes de a sonda entrar na atmosfera de Saturno.
“O conceito desse artista mostra uma vista de cima da Cassini fazendo um de seus mergulhos durante o Grande Final em Saturno”, diz a legenda da fotografia.
Em 3 de outubro de 2017, a Nasa publicou a última imagem real tirada pela Cassini, chamada “The Grand Finale” ( “O Grande Final”, em português).
A equipe de checagem da AFP já verificou outros conteúdos sobre planetas (1, 2).