Vídeo feito na Tailândia circula falsamente como se mostrasse cão Orelha com morador de Praia Brava
- Publicado em 2 de fevereiro de 2026 às 18:55
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Desde o início de janeiro de 2026, usuários repercutem a morte de “Orelha”, cão comunitário de Praia Brava, em Florianópolis, que teria sido brutalmente agredido por um grupo de adolescentes. O caso gerou forte comoção e manifestações de políticos e celebridades, que pedem justiça pelo animal. Nesse contexto, um vídeo visualizado mais de 3,7 milhões de vezes nas redes sociais circula como se mostrasse Orelha observando um pôr do sol ao lado de um homem em uma praia de Florianópolis. Mas a gravação foi feita por um ator e modelo australiano na Tailândia em 2023 e mostra outro cão.
“ESSE É O ORELHA que amava os humanos, o mar, ele era amado e respeitado pelos seus tios e tias”, diz uma mensagem compartilhada no X.
O vídeo, que mostra um homem abraçado a um cachorro preto com manchas brancas durante um pôr do sol em uma praia, também circula no Facebook, no Instagram, no Threads, no YouTube, no Telegram, no TikTok e no Kwai.
As publicações circulam após a morte do “cão comunitário” Orelha em Florianópolis, sob investigação desde 16 de janeiro de 2025 pela Polícia Civil de Santa Catarina. O animal, que era cuidado por moradores do bairro de Praia Brava, foi encontrado gravemente ferido em 4 de janeiro. Devido à gravidade das lesões, ele precisou ser submetido à eutanásia.
Até a data desta publicação, pelo menos três adolescentes são suspeitos de agredir Orelha e irão prestar depoimento à Polícia Civil. Três familiares dos suspeitos também foram indiciados por supostamente coagir testemunhas.
Devido à ampla repercussão do caso nas redes sociais, a Justiça de Santa Catarina determinou que as plataformas excluam conteúdos que exponham informações pessoais dos investigados, em conformidade com as proteções estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
No entanto, o vídeo viralizado não é um dos registros de Orelha compartilhados por moradores de Praia Brava.
Vídeo feito na Tailândia
Uma busca reversa por fragmentos da sequência no Google conduziu a uma publicação feita em outubro de 2023 por Sunny Burns, ator e modelo australiano, no Instagram.
Na legenda da publicação, é indicado, em inglês, que o vídeo mostraria um pôr do sol em Phuket, umas das ilhas e províncias da Tailândia. Burns também adicionou a localização da praia de Nai Harn, em Phuket.
Uma comparação entre o ambiente exibido na gravação viral e as imagens da praia de Nai Harn disponíveis no Google Maps Street View permite identificar as mesmas estruturas brancas de um hotel no fim da faixa de areia.
Uma busca no perfil de Burns encontrou outros registros com o mesmo cachorro na praia (1, 2). Nas descrições, ele afirma que o cão “geralmente anda pela praia sozinho procurando amigos humanos” e se dispõe a ajudar caso alguém estivesse disposto a adotar o animal.
Uma comparação entre os vídeos de Burns e imagens divulgadas (1, 2, 3) de Orelha também comprova que não se trata do mesmo animal: diferentemente de Orelha, que tinha a pelagem majoritariamente preta e marrom, o cachorro exibido no vídeo viral tem duas manchas brancas no tronco.
Após a morte de Orelha, moradores da região de Praia Brava realizaram um protesto para pedir justiça pelo animal. Em depoimentos, eles contam que o cão era dócil e tinha uma relação próxima com a comunidade local.
Esse conteúdo também foi verificado por Fato ou Fake.
Referências
Copyright © AFP 2017-2026. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
