Vídeo de árvore de Natal no Egito não mostra “vandalismo” de muçulmanos na França
- Publicado em 29 de dezembro de 2025 às 20:41
- 2 minutos de leitura
- Por Gwen Roley, AFP Canadá
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Nos últimos anos, ataques em massa em mercados de Natal europeus aumentaram a necessidade de procedimentos de segurança em eventos públicos durante as festividades. Nesse contexto, desde 24 de dezembro de 2025, publicações visualizadas mais de 168 mil vezes nas redes sociais compartilham um vídeo de pessoas escalando uma grande estrutura enfeitada com a alegação de serem muçulmanos vandalizando uma árvore de Natal na França. Mas, na verdade, a cena foi registrada perto do Cairo, no Egito, durante as celebrações de Ano Novo de 2025.
“Na França, muçulmanos destroem árvore de natal e tiram todos os ornamentos. Infelizmente a intolerância religiosa e o extremismo continuam colocando cristãos em risco em diversas partes do mundo”, diz um texto sobreposto a um vídeo que circula no Facebook, no Instagram e no X.
Alegações similares, que indicam que o vídeo teria sido gravado no Canadá ou em um local não especificado, são compartilhadas em inglês, japonês e espanhol.
Na sequência viral, pelo menos seis pessoas tentam escalar uma grande árvore de Natal enquanto retiram enfeites e os jogam no chão.
O conteúdo circula em um contexto de diversos ataques em massa realizados em mercados de Natal na Europa na última década. A ameaça levou a França a reforçar a segurança em feiras natalinas por possíveis riscos terroristas, sobretudo depois que um tiroteio em um mercado de Estrasburgo deixou cinco mortos e dezenas de feridos em 2018.
Contudo, a filmagem viralizada não foi gravada em um mercado de Natal francês.
Ano Novo no Egito
Sobreposto às imagens, um texto em árabe indica, em tradução livre para o português: “Natal no Egito é diferente”.
Além disso, uma marca d’água do Instagram exibe o nome de usuário “@nourhanrezk292”, perfil que publicou vídeos de diferentes ângulos (1, 2) da mesma cena viral em 1º de janeiro de 2025. A conta também postou gravações (1, 2) em que a árvore aparece ainda completamente decorada durante uma exibição de fogos de artifício em 31 de dezembro de 2024.
Na publicação do vídeo original foi adicionada a localização de Madinaty, um projeto de desenvolvimento imobiliário situado nas proximidades do Cairo.
Na sequência viral, são exibidos, ao fundo, um prédio cilíndrico e um edifício com detalhes azuis e uma antena no topo. A partir das duas estruturas, foi possível encontrar a localização exata onde a sequência foi feita, no Open Air Mall de Madinaty.
A AFP entrou em contato com o perfil que publicou a filmagem viralizada, que descreveu a cena como “um ato de destruição para marcar o fim do ano” em uma mensagem enviada em 26 de dezembro de 2025.
O AFP Checamos já verificou outras alegações sobre supostas agressões em eventos de Natal na Europa em 2025.
Referências
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
