Vídeo de fogos de artifício natalinos circula falsamente como celebração de “islamistas” após ataque em Sydney

Um ataque a tiros durante uma festividade judaica na praia de Bondi, em Sydney, deixou 15 mortos e dezenas de feridos em 14 de dezembro de 2025. Desde então, publicações visualizadas mais de 475 mil vezes nas redes sociais compartilham um vídeo de fogos de artifício com a alegação de ser uma celebração de “islamistas” após o atentado. Mas isso é falso: um clube comunitário australiano confirmou à AFP que a exibição fez parte de um evento de Natal anual planejado com meses de antecedência e “sem qualquer relação” com o ataque em Bondi.

“Relatos de islamistas disparando fogos de artifício em Sydney para celebrar o ataque terrorista contra a celebração do Hanukkah na praia de Bondi”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram e no X.

O conteúdo, que circula em inglês, também foi compartilhado pelo deputado e líder do partido português “Chega”, André Ventura.

Image
Captura de tela feita em 17 de dezembro de 2025 de uma publicação no X (.)

As alegações passaram a circular após um atentado antissemita na praia australiana de Bondi, em Sydney, deixar 15 mortos e mais de 40 feridos durante uma celebração da festa judaica de Hanukkah realizada no local.

O primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, afirmou que os autores do ataque, um dos quais foi morto em uma troca de tiros com a polícia, provavelmente estiveram motivados “pela ideologia” do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Contudo, a gravação viral não mostra uma “celebração” do atentado por “islamistas”.

Fogos de Natal

Em resposta a uma das publicações que compartilham o conteúdo viralizado, um usuário afirmou no X: “Isso aconteceu em Padstow em um evento local de canções natalinas (...). Compartilhar desinformação propositalmente para incitar o ódio é repugnante. Você deveria ter vergonha”.

Uma pesquisa no Google pelas palavras-chave, em inglês, “Padstow”, “fogos de artifício” e “canções de Natal” conduziu a uma página do clube Rotary em Padstow, subúrbio vizinho a Bankstown, sobre um evento com fogos de artifício planejado para 14 de dezembro.

Contatado pela AFP em 15 de dezembro, o Clube Rotary de Padstow informou que “os fogos eram parte do nosso evento anual de canções natalinas; esse evento e o show dos fogos de artifício foram planejados com meses de antecedência”.

A organização acrescentou que os fogos “não têm qualquer relação com o ataque terrorista em Bondi”.

Padstow faz parte da Cidade de Canterbury Bankstown, uma área formada por diversos subúrbios que também anunciou a celebração em seu site.

“Este ano marca o 57º ano em que o Clube Rotary de Padstow realiza este evento para a comunidade”, diz a página. “Nossa noite irá terminar com uma exibição espetacular de fogos de artifício para a alegria de todos os envolvidos”.

A área em que Padstow está localizada é uma das mais culturalmente diversas de Sydney e abrange mais de 120 nacionalidades. Um porta-voz do conselho municipal detalhou à AFP em 16 de dezembro que o evento comunitário foi organizado no Parque Playford em celebração ao Natal.

“Nós não temos conhecimento de qualquer outro show de fogos de artifício realizado na nossa cidade”, afirmou. “Em relação à desinformação compartilhada nas redes sociais, isso é prejudicial e tem a intenção de ofender”.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco