Vídeo de abril de 2025 volta a circular como se mostrasse Bolsonaro no hospital após desmaiar na prisão

  • Publicado em 17 de dezembro de 2025 às 18:25
  • 1 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

Em abril de 2025, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi hospitalizado em Natal, Rio Grande do Norte, após passar mal em um evento de seu partido. Um registro do ex-mandatário cercado por funcionários do hospital foi visualizado mais de 97 mil vezes em 12 de dezembro de 2025 como se tivesse sido feito após Bolsonaro desmaiar na prisão. Mas a gravação foi feita antes de Bolsonaro ser preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Além disso, não há registros que comprovem que Bolsonaro deixou a prisão no último dia 12.

“Na manhã desta Sexta-feira, Jair Messias Bolsonaro passou mal e DESMAIOU na Cadeia. 12/12/2025”, lê-se em um vídeo compartilhado no Facebook, no Instagram, no Kwai, no X e no TikTok. A gravação exibe Bolsonaro cercado de funcionários de um hospital, que fazem uma oração.

Image
Captura de tela feita em 16 de dezembro de 2025 de uma publicação no TikTok (.)

Jair Bolsonaro está preso na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, desde 25 de novembro, onde cumpre pena por tentativa de golpe de Estado. Entretanto, não foram encontradas notícias sobre Bolsonaro ter passado mal e sido levado ao hospital no dia 12 de dezembro.

Por meio de uma busca por palavras-chave, o Checamos localizou a gravação original em uma publicação de abril de 2025, no canal do YouTube do portal Metrópoles. Na época, Bolsonaro estava sendo transferido de um hospital de Natal para Brasília. O ex-mandatário havia sido internado após passar mal em um evento do PL.

O ministro Alexandre de Moraes autorizou a realização de uma perícia médica em Bolsonaro na Superintendência da PF. O exame foi solicitado pela defesa, que pede autorização para que o ex-mandatário passe por uma cirurgia e cumpra prisão domiciliar.

Referência

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco