Vídeo de abril de 2025 circula como se mostrasse saída de Bolsonaro da prisão para realizar exames de rotina

  • Publicado em 17 de dezembro de 2025 às 18:09
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

Em meio ao pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para que ele passe por um procedimento cirúrgico de urgência, usuários de redes sociais compartilham um vídeo que mostraria uma suposta saída do político da Superintendência da Polícia Federal (PF) em dezembro para a realização de exames de rotina. As publicações, que somam mais de 30 mil interações desde 12 de dezembro de 2025, alegam também que os exames teriam constatado “a cura de um câncer” do ex-mandatário. Mas a gravação é de abril deste ano, quando Bolsonaro foi transferido de Natal (RN) para um hospital em Brasília.

“Bolsonaro sai do Presídio, vai a Hospital realizar exame de Rotina e Descobre que ESTÁ CURADO do Câncer!”, diz a mensagem sobreposta às postagens virais que circulam no Facebook, no Instagram, no X e no TikTok.

Image
Captura de tela feita em 16 de dezembro de 2025 de uma publicação no Instagram (.)

Na gravação, o ex-presidente Jair Bolsonaro aparece com uma sonda nasogástrica cumprimentando apoiadores que o aguardavam na saída de um hospital, aos gritos de “mito” e “volta, Bolsonaro”.

O ex-mandatário cumpre pena na Superintendência da PF em Brasília desde 25 de novembro de 2025, após ter sido condenado a mais de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado. 

Em 9 de dezembro de 2025, a defesa de Bolsonaro pediu autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ex-presidente passe por uma cirurgia de urgência e que seja transferido para uma “prisão domiciliar humanitária”. Segundo os advogados, o médico responsável pelo caso indicou a necessidade do procedimento em função da persistência de crises de soluços e da presença de duas hérnias inguinais.

Após o pedido, o ministro Alexandre de Moraes determinou a realização de uma perícia médica no ex-presidente, por médicos da Polícia Federal. Moraes também autorizou o envio dos últimos exames feitos por Bolsonaro aos peritos. 

Mas a gravação viral não tem relação com esse contexto.

Uma busca reversa no Google por fragmentos da sequência levou a registros semelhantes publicados nos meios de comunicação em 12 de abril de 2025 (1, 2). Os portais informavam que o ex-presidente havia sido transferido para um hospital de Brasília após ter tido um mal-estar no dia anterior e passar uma noite internado em Natal, no Rio Grande do Norte.

Na época, a imprensa reportou que Bolsonaro sentiu fortes dores e “distensão abdominal” durante um evento do Partido Liberal (PL) no interior do estado do Rio Grande do Norte.

Ao chegar a Brasília, o ex-presidente passou por uma cirurgia para “remover aderências no intestino e reconstituir a parede abdominal” e ficou internado por três semanas, até receber alta em 4 de maio de 2025.

Além disso, desde que foi preso, Bolsonaro não deixou a prisão em nenhum momento. Na sede da PF, o ex-presidente conta com uma equipe médica à disposição em tempo integral e realizará um exame dentro da própria unidade prisional.

Bolsonaro curado de um câncer?

As publicações indicam falsamente também que, durante a suposta saída da prisão, o ex-presidente teria descoberto que está “curado do câncer”. Em setembro de 2025, um exame detectou a existência de um carcinoma — um tipo comum de câncer de pele — no político.

Após o laudo médico apontar a presença da lesão, o ex-presidente passou por um procedimento para a remoção das manchas cancerígenas. Na ocasião, seu médico informou que não seria preciso nenhum tratamento adicional, somente acompanhamentos periódicos.

Conteúdo semelhante foi verificado por Aos Fatos.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco