Filmagem de ato na Av. Paulista em setembro circula como registro de protesto contra PL da Dosimetria em dezembro

  • Publicado em 17 de dezembro de 2025 às 15:37
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

Mais de 13 mil pessoas se reuniram na Avenida Paulista em 14 de dezembro de 2025 em protesto contra o “PL da Dosimetria” aprovado pela Câmara dos Deputados. Desde então, publicações visualizadas mais de 29 mil vezes nas redes sociais compartilham um vídeo de uma manifestação em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) como se fosse um registro desse ato. Mas, na verdade, a filmagem foi feita em 21 de setembro, quando um protesto foi realizado contra a aprovação do PL da Anistia, como era chamado à época, e da PEC da Blindagem no Congresso Nacional.

“Hoje. 14/12/2025 em São Paulo. Fora presidente do Congresso da Bandidagem. Pede p Sair”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook e no Instagram.

Image
Captura de tela feita em 15 de dezembro de 2025 de uma publicação no Instagram (.)

Na sequência viral, é possível ver uma multidão espalhada pela Avenida Paulista, em frente ao Masp. Uma grande bandeira do Brasil e faixas com os dizeres “Pela vida do povo negro” e “Sem anistia” também aparecem erguidas em meio ao público. Sobreposto às imagens, é indicado: “São Paulo” e “14/12/2025”.

O conteúdo circula após os atos realizados em várias cidades do Brasil em 14 de dezembro de 2025 em protesto ao chamado “PL da Dosimetria”, projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados em 10 de dezembro que prevê a redução das penas de condenados pelos atos do 8 de janeiro e por tentativa de golpe de Estado, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo um levantamento feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da ONG More in Common, 13,7 mil pessoas participaram do evento na Avenida Paulista.

No entanto, buscas reversas por fragmentos do vídeo viral no Google encontraram o mesmo conteúdo publicado em 21 de setembro de 2025 nas redes sociais (1, 2, 3).

Na ocasião, mais de 42 mil pessoas se reuniram na capital paulista para protestar contra a “PEC da Blindagem”, proposta que ampliava a proteção de parlamentares em processos criminais e que foi rejeitada pelo Senado após a repercussão negativa.

Os protestos de setembro também tinham como pauta a rejeição ao “PL da Anistia”, que tinha como proposta central perdoar os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. No começo de dezembro, porém, o relator, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), apresentou um substitutivo que alterou o foco do projeto de lei para a redução das penas dos condenados. A proposta, então, passou a ser chamada de “PL da Dosimetria”.

Registros da manifestação de setembro publicados pela imprensa mostram as mesmas faixas e detalhes vistos na gravação viral (1, 2, 3).

imagens feitas durante o ato de dezembro de 2025 exibem um cenário um pouco diferente: em frente ao Masp, por exemplo, estendeu-se uma faixa com os dizeres “Golpe nunca mais”.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco