Vídeo mostra protesto em Salvador em setembro de 2025, não ato contra o PL da Dosimetria em dezembro

  • Publicado em 16 de dezembro de 2025 às 21:47
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

Manifestantes foram às ruas em diversas cidades brasileiras, em 14 de dezembro de 2025, para protestar contra o Projeto de Lei (PL) da Dosimetria, que propõe a redução das penas de condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por atos relacionados à tentativa de golpe de Estado — o ex-presidente Jair Bolsonaro, assim como outros réus, poderia se beneficiar da medida. Diante disso, um vídeo que acumula mais de 10 mil interações mostra uma multidão em Salvador e sugere que seria um registro dessa ocasião. Isso é enganoso: a gravação é de setembro de 2025 durante outro ato na capital baiana. 

“Salvador é sem anistia e sem dosimetria!”, diz a legenda de publicações no Facebook, no Instagram, no Threads, no YouTube, no TikTok, no Kwai e no X

A alegação é compartilhada junto a um vídeo que mostra milhares de pessoas dizendo “sem anistia”. Alguns posts exibem a data “14/12/2025” sobreposta à gravação.

Image
Captura de tela feita em 15 de dezembro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

O conteúdo começou a circular após milhares de pessoas protestarem, em 14 de dezembro de 2025, em diversas cidades do país contra o PL da Dosimetria (PL 2162/2023), incluindo Salvador

A proposta em questão poderia reduzir significativamente a pena do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo STF a mais de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

Os atos foram realizados quatro dias após a Câmara dos Deputados aprovar a proposta. O projeto de lei prevê a redução das penas de pessoas condenadas pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e pela tentativa de golpe de Estado e, segundo seu relator na Câmara, poderia fazer com que a pena de Jair Bolsonaro fosse reduzida para dois anos e quatro meses. Agora, o texto segue para o Senado. 

Mas a gravação viralizada não foi feita em dezembro de 2025.

Ao clicar no áudio da gravação no Instagram, o usuário é direcionado para uma página da rede social em que são exibidos outros vídeos que usam o mesmo som. 

Ao acessar esse recurso foi possível ver que, em 21 de setembro de 2025, o deputado Zé Neto (PT-BA) publicou o mesmo vídeo com a legenda: “Sem anistia e sem blindagem, a Bahia nas ruas, em Salvador! Por todo Brasil, o povo se levanta, em defesa da democracia, de justiça e transparência para todos e da nossa soberania. VIVA O BRASIL. VIVA O POVO BRASILEIRO!!!”.

Uma comparação entre a gravação viralizada e imagens do vídeo publicado no perfil do deputado permite identificar os mesmos elementos, como banners, o ângulo da filmagem e a vestimenta de alguns manifestantes, além da mesma inscrição na parte superior da sequência.

Image
Comparação feita em 15 de dezembro de 2025 entre uma publicação no Facebook (E) e imagens do vídeo publicado em setembro no Instagram do deputado Zé Neto, com detalhes assinalados pela AFP (.)

Nessa data, manifestantes se reuniram em diversas cidades do país para protestar contra o PL da Dosimetria — que já estava em tramitação na Câmara, mas naquele momento previa a anistia aos condenados, por isso era apelidado de “PL da Anistia” —, e contra uma proposta apelidada de PEC da Blindagem, que protegia parlamentares de processos criminais. Após a repercussão negativa, a PEC da Blindagem foi arquivada no Senado.

Referência

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco