Vídeo de votação da urgência do PL da Anistia circula como se mostrasse aprovação da proposta em novembro de 2025
- Publicado em 2 de dezembro de 2025 às 17:27
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
Com a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, parlamentares de sua base aliada intensificaram a mobilização pela votação do Projeto de Lei 2162/2023, mais conhecido como PL da Anistia. Mas, ao contrário do que alegam postagens que somam mais de 2 mil interações nas redes sociais, um vídeo viral não mostra a aprovação da proposta pela Câmara dos Deputados em 26 de novembro de 2025. A sequência é de quando os parlamentares aprovaram o regime de urgência de sua tramitação, em setembro de 2025.
“APROVADO O NOME PL DA ANISTIA SIM 311 NÃO 163. P LEI 2162/25 26/11/25”, diz a mensagem sobreposta à gravação que circula no X, no Instagram e no Facebook.
Na gravação viral, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anuncia a aprovação “da urgência” de um projeto votado no plenário da Casa, enquanto parlamentares comemoram o resultado.
Após o ex-presidente Jair Bolsonaro começar a cumprir a pena de 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado, em 25 de novembro de 2025, parlamentares de sua base aliada intensificaram uma campanha de mobilização pela aprovação do chamado PL da Anistia. Se aprovada, a proposta concederia perdão a pessoas que participaram de manifestações políticas “entre 30 de outubro de 2022 e o dia de entrada em vigor desta Lei”.
Isso significa que o projeto beneficiaria todos os envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 e também anularia parte dos crimes imputados ao ex-mandatário, condenado em setembro de 2025.
Mas, ao contrário do que indicam as postagens virais, a proposta ainda não foi aprovada pela Câmara dos Deputados.
Uma busca reversa no Google por fragmentos da sequência levou a registros do mesmo momento publicados por portais de notícias em 17 de setembro de 2025 (1, 2), quando a Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência de tramitação da proposta.
Os projetos com urgência aprovada têm sua tramitação acelerada e podem ser votados diretamente no Plenário, sem precisar passar pelas comissões da Câmara. Nesse caso, os relatores da proposta nas comissões dão parecer oral durante a sessão de votação.
Uma consulta ao portal da Câmara dos Deputados pelo Projeto de Lei 2162/2023 (PL da Anistia) comprovou que a proposta ainda não foi votada e, no momento, aguarda “apreciação do Plenário”.
A AFP também reportou a aprovação do regime de urgência do PL da Anistia em setembro de 2025.
O AFP Checamos já verificou outras alegações sobre a campanha pró-anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (1, 2).
Referências
- Publicações da imprensa sobre a aprovação do regime de urgência do PL da Anistia (1, 2)
- Projeto de Lei 2162/2023
