Portal g1 não publicou notícia de que Lula “garantiu” pensão aos familiares de mortos na operação do Rio

  • Publicado em 6 de novembro de 2025 às 18:27
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem criticado a letalidade da megaoperação contra o Comando Vermelho que resultou na morte de 121 pessoas no Rio de Janeiro, no último 28 de outubro de 2025. Nesse contexto, publicações com centenas de interações nas redes sociais desde 4 de novembro compartilham uma suposta notícia publicada pelo g1 que diz que o presidente garantiu indenização e pensão vitalícia aos familiares dos mortos. Mas isso não foi publicado pelo portal e o governo negou ter anunciado auxílio financeiro.

Presidente Lula garante as família dos mortos do morro do Alemão e Penha uma indenização e pensão vitalícia para compensar o dano causado pela polícia“, lê-se em uma captura de tela de uma suposta notícia publicada pelo portal g1 que circula no Facebook, no Instagram e no TikTok.

A imagem começou a circular após uma megaoperação contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro deixar 121 mortos, entre eles 4 policiais e 117 civis suspeitos. A operação é considerada a mais letal da história do país e tem sido criticada pelo presidente Lula.

Image
Captura de tela feita em 5 de novembro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Imagem adulterada

O Checamos fez uma busca no site do g1, pertencente ao grupo Globo, e não encontrou registros de nenhuma notícia sobre o presidente Lula ter garantido indenização e pensão vitalícia aos familiares das pessoas mortas na operação.

Procurada, a assessoria de imprensa da Globo afirmou ao Checamos que a matéria é “falsa” e que “nunca foi publicada pelo g1”.

Como já mostrado anteriormente em outras verificações do Checamos (1, 2, 3), é possível alterar o texto de um site por meio do código HTML da página. A mudança é somente exibida no computador da pessoa que a realizou, mas é o suficiente para que seja feita uma captura de tela e, assim, difundir conteúdos falsos. Além disso, existem sites que copiam a identidade visual do veículo e permitem gerar uma manchete falsa.

O que o governo diz sobre a suposta indenização

Em 4 de novembro, o portal Metrópoles publicou uma matéria com a informação de que o governo estava avaliando prestar auxílio aos familiares dos mortos na operação. Contudo, não há qualquer menção à pensão vitalícia e nem fica claro qual tipo de auxílio estaria sendo estudado. 

O artigo diz que a assistência estaria sendo avaliada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), mas que encontra resistência por parte do Palácio do Planalto. “Diante do impasse, o mais provável, hoje, é que a União não forneça assistência às famílias. Há também a avaliação de que tal iniciativa teria de ser oferecida pelo governo estadual, responsável pela incursão nas favelas”, diz a matéria.

Consultada pela AFP, a assessoria de imprensa do MDHC negou a informação. O órgão também enviou uma nota esclarecendo que a visita da ministra da pasta, Macaé Evaristo, ao Rio de Janeiro teve como objetivo apenas “acolher” as comunidades afetadas e retomar os serviços públicos de educação, saúde e assistência social nas regiões.

“A presença da equipe federal no território atendeu à necessidade de dialogar diretamente com as comunidades e contribuiu para a retomada do funcionamento regular dos serviços e para a garantia de direitos. O MDHC reitera que não fez nenhum anúncio de ajuda financeira às famílias.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco