Imagem de mãe protegendo seu filho de homens armados no Sudão foi gerada com por inteligência artificial
- Publicado em 5 de novembro de 2025 às 22:42
- 2 minutos de leitura
- Por Dounia MAHIEDDINE, AFP França, AFP Etiópia
- Tradução e adaptação Tolera FIKRU GEMTA , AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
As Forças de Apoio Rápido (FAR), paramilitares do Sudão, capturaram a cidade El-Fasher, o reduto do exército na região oeste do país, no final de outubro de 2025. Nesse contexto, em meio ao compartilhamento de diferentes imagens autênticas de violência nas redes sociais, circula uma foto com mais de 34 mil interações que supostamente mostra uma mãe segurando seu filho diante da sombra de dois homens armados. Mas o registro não é real: ele foi criado com inteligência artificial.
“As sombras não enganam: esta mãe e o filho que ela envolve num último abraço estão prestes a ser executados por assassinos bárbaros. O pecado desta mãe e filho? Não serem islâmicos. Esta barbárie está a acontecer no Sudão. O sangue derramado é visível por imagens de satélite”, diz a legenda de uma imagem de uma mãe abraçada com seu filho que circula no X.
Mensagens similares também circulam no Instagram, no Facebook e em outros idiomas, como no francês, no espanhol, no árabe e no inglês.
A imagem circula em meio à crise de violência que se agravou no Sudão com a captura de El-Fasher — o último reduto do exército na região oeste de Darfur — em 26 de outubro de 2025 pelas Forças de Apoio Rápido (FAR), grupo paramilitar liderado pelo General Mohamed Daglo.
Em guerra com o exército regular sudanês, liderado por Abdel Fattah al-Burhan, desde abril de 2023, as FAR capturaram a cidade da região oeste após 18 meses de um cerco marcado por bombardeios e fome generalizada.
As FAR controlam grande parte do sul e toda a região de Darfur, onde estabeleceram uma administração rival em Nyala, enquanto o exército do Sudão controla as regiões norte, leste e central, incluindo a capital Cartum e o Porto Sudão.
O grupo paramilitar foi acusado de cometer assassinatos em massa e outras atrocidades em El-Fasher, o que provocou uma saída forçada de dezenas de milhares de moradores e denúncias de órgãos internacionais.
No entanto, a imagem viral não mostra uma cena real nesse contexto.
Imagem produzida com IA
Algumas das peças de desinformação circulam com o escrito “@khoubaibf.bz” no canto esquerdo.
Uma busca no Instagram por esse usuário levou ao perfil correspondente, que se apresenta como um “especialista em IA Criativa” em sua biografia.
No perfil, é possível visualizar diversas imagens geradas por inteligência artificial (IA).
A imagem viral, que na verdade é uma animação, foi publicada pelo perfil em 28 de outubro de 2025. Na legenda em árabe, é informado que se trata de um vídeo gerado por IA. Também é possível observar na sequência que, enquanto a mãe e seu filho se movem, as sombras dos soldados permanecem na mesma posição.
Nas peças de desinformação, a animação, além de ser uma publicação estática, também foi recortada para excluir o texto sobreposto no topo em árabe que diz “Al Fasher está sendo exterminada em silêncio”.
Referência
Animação publicada em 28 de outubro pelo perfil especialista em IA criativa
