
Publicações compartilham manchete manipulada para enganar sobre hospitalização de Barroso em outubro de 2025
- Publicado em 20 de outubro de 2025 às 21:54
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
Dias após anunciar a sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso foi hospitalizado depois de sentir um mal-estar em 15 de outubro de 2025. Desde então, publicações nas redes sociais com mais de 30 mil interações compartilham uma suposta manchete que diz que o ministro foi internado ao saber que não teria o seu visto norte-americano devolvido mesmo com a saída da Corte. Mas a imagem é falsa e foi construída a partir de uma notícia da Revista Oeste, que foi manipulada.
“Barroso descobre que não terá visto de volta e vai parar no hospital”, lê-se em uma imagem que simula uma manchete da Revista Oeste e é compartilhada no Instagram, no Facebook, no X e no TikTok.

O ministro Barroso foi hospitalizado em 15 de outubro de 2025 após sentir um mal- estar enquanto estava na Corte. A suspeita era de uma virose e, um dia depois, ele recebeu alta após melhora no quadro clínico.
Dias antes, em 9 de outubro de 2025, Barroso havia anunciado sua aposentadoria antecipada do Supremo Tribunal Federal (STF).
A saída do ministro acontece após uma série de sanções aplicadas pelos Estados Unidos a autoridades brasileiras, como a revogação de vistos, incluindo o de Barroso.
No entanto, a manchete viral não é verdadeira.
Uma busca no site da Revista Oeste com o termo “Barroso” não levou a uma notícia similar à vista nas peças de desinformação, mas a um outro texto sobre a hospitalização de Barroso, publicado em 15 de outubro.
Com o título “Barroso sofre mal-estar e vai parar em hospital”, o texto possui os mesmos autores, identidade visual e imagem que aparecem nas publicações virais. A hora e a data de publicação também são as mesmas.
Contudo, a manchete e a linha-fina — texto que aparece embaixo do título — diferem daqueles vistos nas peças de desinformação, o que sugere que o texto original foi manipulado.
Segundo a linha-fina da imagem falsa, o “Ministro conversou por telefone com o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que o notificou da perda permanente e irreversível do visto americano. Apartamento da família Barroso em Key Biscayne foi a leilão”.
Essa informação tampouco consta no texto original da Revista Oeste e o AFP Checamos não a localizou em nenhum outro texto publicado na imprensa nacional.
Após a viralização da imagem manipulada, a Oeste publicou uma nota em seu site em que nega a manchete viral e confirma que o título e a linha-fina de um de seus textos foram manipulados.
Montagens como essa podem ser feitas alterando o código HTML de uma página. Esse tipo de manipulação só é capaz de modificar o que é exibido no computador da pessoa que a realizou, mas é o suficiente para que seja feita uma captura de tela e, assim, difundir conteúdos falsos.
Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos, Estadão Verifica e Reuters.