Casa Branca não excluiu Lula de foto de Trump na Cúpula da Asean

  • Publicado em 28 de outubro de 2025 às 20:02
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil

Em paralelo à Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o mandatário norte-americano, Donald Trump, se reuniram em 26 de outubro de 2025 para discutir as tarifas comerciais impostas ao Brasil. Nesse contexto, publicações com mais de 100 mil interações nas redes sociais alegam que Lula teria sido excluído pela Casa Branca da foto oficial do evento. Mas a imagem viralizada mostra uma reunião entre membros da Asean e os Estados Unidos. O encontro com Lula também foi publicado pelos perfis do gabinete de Trump nas redes sociais.

Casa Branca exclui Lula de foto oficial”, lê-se na legenda de uma imagem de Donald Trump ao lado de líderes de países membros da Asean que circula no Facebook, no Instagram, no Threads, no TikTok e no X.

O conteúdo também foi encaminhado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem enviar publicações vistas em redes sociais, se duvidarem de sua veracidade.

O registro começou a ser compartilhado após Lula e Trump se reunirem à margem da Cúpula da Asean, no último 26 de outubro, para discutir uma solução para a disputa comercial entre Brasil e Estados Unidos.

Image
Captura de tela feita em 27 de outubro de 2025 de uma publicação no X (.)

Entretanto, Lula não foi excluído da foto oficial.

Na imagem viral, é possível ver que os líderes estão posando em frente a um painel com os dizeres “13th ASEAN-United States Summit”. Por meio de uma busca no Google, o Checamos verificou que se trata de um evento exclusivo para países membros da Asean e os Estados Unidos

A organização também promove outras reuniões exclusivas com diferentes parceiros, como a Organização das Nações Unidas (ONU), a China, a Austrália e o Japão.

No caso de Lula, ele participou da Cúpula Empresarial e se reuniu com autoridades de países asiáticos. Em registros feitos pela AFP, é possível ver que o mandatário estava presente em fotos cerimoniais com líderes de outros países.

Além disso, a Casa Branca não ignorou o encontro de Lula com Trump em suas postagens oficiais. Um registro da conversa foi publicado nos perfis do gabinete do presidente norte-americano no Instagram e no X.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco