Fala de Trump sobre Bolsonaro “não ser da nossa conta” foi gerada por erro de tradução da CNN Brasil
- Publicado em 29 de outubro de 2025 às 19:16
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o mandatário norte-americano, Donald Trump, em Kuala Lumpur, na Malásia, no dia 26 de outubro de 2025. Desde então, posts visualizados mais de 100 mil vezes compartilham um trecho do encontro sugerindo que, ao ser questionado sobre Jair Bolsonaro (PL), Trump teria dito que o ex-presidente brasileiro “não é da nossa conta”. Na verdade, o líder dos Estados Unidos disse “não é da sua conta” à jornalista que fez a pergunta. A tradução equivocada do episódio foi transmitida pela CNN Brasil, que posteriormente retificou seu erro.
“Trump diz: Bolsonaro não é assunto da nossa conta”, diz a frase sobreposta ao vídeo compartilhado no Facebook. Conteúdo semelhante circula no Instagram, no Threads, no TikTok e no X.
Algumas postagens compartilham um registro feito pela CNN Brasil com a legenda: “Trump: Bolsonaro não é assunto da nossa conta”.
O conteúdo viralizado circula após Lula e Trump se reunirem, em 26 de outubro de 2025, à margem da Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), quando trataram das tarifas impostas às exportações brasileiras.
A taxação de 50% foi anunciada por Trump originalmente em julho de 2025, citando como justificativa o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, que classificou como uma “caça às bruxas”.
Desde então, o governo Lula tem tentado negociar com a gestão norte-americana, em esforços que avançaram após o breve encontro dos dois líderes na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas no final de setembro.
O primeiro encontro agendado entre os dois presidentes foi precedido por uma breve conversa com jornalistas, que perguntaram se o ex-presidente Bolsonaro seria pautado na conversa. Não é verdade, no entanto, que o mandatário norte-americano tenha respondido dizendo que Bolsonaro não era da sua conta.
Uma pesquisa no Google pelos termos “CNN” e “Bolsonaro não é assunto da nossa conta” exibiu uma retratação do veículo, publicada em 26 de outubro de 2025, informando sobre um erro de tradução – que originou o conteúdo enganoso compartilhado nas redes.
As postagens omitem que o erro foi retificado pela emissora durante a cobertura do encontro.
Na verdade, quando uma jornalista perguntou à Trump se Bolsonaro estava na pauta do encontro, o mandatário respondeu: “Isso não é da sua conta”.
A jornalista brasileira Raquel Krähenbühl, da GloboNews, afirmou em uma publicação no X que foi ela quem questionou o presidente norte-americano e confirmou que Trump respondeu à sua pergunta afirmando “não é da tua conta”.
A AFP checou outra alegação falsa sobre o encontro dos políticos.
Este conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.
Referências
- Nota e vídeo da retificação da CNN
- Íntegra do encontro de Lula e Trump
- Post da jornalista Raquel Krähenbühl
