
CEO da Nestlé anunciou demissão de 16 mil funcionários ao redor do mundo, não apenas no Brasil
- Publicado em 22 de outubro de 2025 às 15:32
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
O CEO da Nestlé, Philipp Navratil, anunciou um plano para reduzir os postos de trabalho da empresa em quase 6%, com a demissão de cerca de 16 mil funcionários ao longo de dois anos. A partir desse comunicado, em 16 de outubro de 2025, publicações visualizadas mais de 140 mil vezes nas redes sociais associam a notícia às políticas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sugerem que todas as demissões ocorreriam no Brasil. No entanto, a reestruturação atingirá a força de trabalho da empresa ao redor do mundo sob justificativa de corte de gastos.
“Boa tarde meu povo… O plano de quebrar o país está indo de vento em popa. Parabéns aos envolvidos!!!”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X e no TikTok.

As postagens, que associam a notícia ao governo Lula, compartilham uma captura de tela de uma matéria do portal Metrópoles, com o título: “Nestlé anuncia demissões em massa: 16 mil vão perder seus empregos”.
No entanto, ao contrário do que sugerem as alegações, o grupo suíço não anunciou que irá demitir 16 mil funcionários no Brasil.
Uma busca pelo título da reportagem do Metrópoles no Google conduziu ao texto original e a diferentes artigos de outros veículos (1, 2, 3) publicados sobre o tema em outubro de 2025.
Segundo as reportagens, em 16 de outubro de 2025, ao divulgar os resultados da empresa nos primeiros nove meses do ano, o novo CEO da Nestlé, Philipp Navratil, expôs o plano de reduzir a força de trabalho global da companhia em 16 mil cargos, cerca de 6% dos 277 mil funcionários empregados pela Nestlé ao redor do mundo.
No comunicado, Navratil afirma que, em busca de mais “eficiência operacional” e “automação dos processos”, a Nestlé fará essa redução “nos próximos dois anos”.
Contatada pelo AFP Checamos em 20 de outubro de 2025, a assessoria de imprensa da companhia no Brasil repetiu parte do anúncio oficial e acrescentou que “o impacto será diferente em cada mercado, e cada operação elaborará seu próprio plano”.
Ainda segundo a assessoria, a Nestlé possui 18 unidades industriais e emprega mais de 30 mil pessoas no país — cerca de 11% do total de funcionários da companhia globalmente.
O anúncio da Nestlé ocorre após o CEO anterior, Laurent Freixe, ter sido demitido em setembro por manter um relacionamento com uma subordinada. O então presidente do Conselho de Administração da companhia, Paul Bulcke, também deixou o cargo após críticas por sua condução do caso.
O AFP Checamos já verificou outras alegações sobre empresas que teriam planejado encerrar ou reduzir suas operações no Brasil.
Referências
- Matéria publicada pelo portal Metrópoles em outubro de 2025
- Artigos sobre o anúncio de demissões em massa da Nestlé (1, 2)
- Comunicado publicado no site da Nestlé em 16 de outubro de 2025