Vídeo sobre "falsas pesquisas" e "plano para tomada de poder no Brasil" é sátira de humorista

  • Publicado em 3 de setembro de 2025 às 21:22
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 2 de setembro de 2025, o Supremo Tribunal Federal (STF) deu início ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete réus por uma suposta tentativa de golpe de Estado. Desde então, publicações que somam mais de 14 mil interações nas redes sociais voltaram a compartilhar um vídeo em que um suposto funcionário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) incita a realização de fraudes em pesquisas eleitorais e nas urnas, e sugere que, caso Bolsonaro questionasse o resultado, deveria ser acusado de golpe. Mas isso é falso: o vídeo foi feito em 2022 por um humorista como forma de sátira.

“TSE / FALSAS PESQUISAS TUDO IMENSAMENTE ORGANIZADO PARA TOMADA DO PODER NO BRASIL! ALGUÉM TINHA DÚVIDAS?”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X e no TikTok.

Image
Captura de tela feita em 2 de setembro de 2025 de uma publicação no X (.)

Na sequência viral, uma suposta câmera escondida registra um homem de roupa social que parece dar orientações sobre a realização de fraudes em pesquisas eleitorais para o pleito de 2022, que deveriam mostrar uma vantagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas intenções de voto. Ele também menciona a existência de um “esquema das urnas” eletrônicas.

Citando o que seria uma coordenação entre políticos, como Lula, seu vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e ministros do STF, como Alexandre de Moraes, o homem também diz que, caso o resultado das eleições fosse questionado pelo então presidente Bolsonaro ou seus apoiadores, “a gente grita que é golpe”.

O conteúdo é compartilhado em meio ao julgamento de Jair Bolsonaro e outros sete réus, iniciado em 2 de setembro de 2025, por suposta tentativa de golpe de Estado.

No entanto, a gravação viralizada não mostra a orquestração de fraudes eleitorais nem o planejamento de imputação de crimes a Bolsonaro pelo TSE.

Vídeo de humorista

O conteúdo viral foi verificado pelo AFP Checamos em 2022, quando circulou atribuído a um suposto advogado do Partido dos Trabalhadores (PT), “Dr. Avacalho Ellhys”.

Uma pesquisa por esse nome no Kwai encontrou o usuário “Dr. Avacalho Ellhys & Drag Nana”, que se descreve como “Professor, Ator, Poeta, Locutor, Comediante, Imitador e Político”. No perfil, encontram-se publicadas outras gravações com o mesmo cenário do vídeo viral (1, 2, 3).

Uma busca no YouTube pelo mesmo nome de usuário conduziu ao canal Prof Clauhs, onde é possível encontrar o vídeo original publicado em 18 de abril de 2022, com a descrição: “Advogado pilantra o Dr. Avacalho Ellhys”. Além do personagem de “Dr. Avacalho”, o canal apresenta outras peças de diferentes personagens, como uma drag queen e um bebê.

Procurado em 2022 pelo Comprova, projeto de verificação colaborativo do qual o AFP Checamos faz parte, o autor do conteúdo viral, Warley Alberto Clauhs, confirmou ser o homem que aparece no vídeo e que a gravação se trata de uma sátira. 

Uma busca no perfil de Clauhs no Instagram encontrou registros de que o comediante foi candidato a vereador do município de Rondon do Pará (PA) pelo Republicanos, sob o nome de “O Nana Arroba”.

Uma consulta ao site de divulgação de candidaturas e contas eleitorais do TSE, DivulgaCand, mostra Warley Clauhs como suplente da Câmara Municipal de Rondon do Pará após as eleições de 2020. Já uma nova consulta, dessa vez aos candidatos a vereador pelo mesmo município no pleito de 2024, não encontra o nome de Clauhs.

O AFP Checamos já verificou outras peças de desinformação no contexto do julgamento da suposta tentativa de golpe de Estado no STF em 2025.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco