É montagem a capa da Veja classificando como “farsa” o julgamento sobre a suposta tentativa de golpe de Estado

  • Publicado em 3 de setembro de 2025 às 16:45
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) começou, em 2 de setembro de 2025, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus acusados de suposta tentativa de golpe de Estado por atos cometidos após as eleições presidenciais de 2022. Por conta disso, publicações que somam mais de 46 mil interações nas redes sociais compartilham o que seria uma capa da revista Veja classificando como “farsa” o julgamento da Suprema Corte. Mas se trata de uma manipulação da edição original da revista, publicada em 29 de agosto de 2025.

“Eu já sou leitor assíduo da Veja. Essa não posso perder”, diz uma das mensagens que acompanham a imagem viral, compartilhada no X, no Instagram, no Facebook e no YouTube.

O mesmo registro foi compartilhado, em tom de crítica, pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), um dos filhos do ex-presidente.

Image
Captura de tela feita em 2 de setembro de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

As postagens acompanham uma suposta capa da revista Veja com o ex-presidente Jair Bolsonaro sentado em frente a ministros do STF. No título, a palavra “julgamento” aparece riscada e, sobre ela, está escrito, em vermelho, a expressão “a farsa”.

A Primeira Turma do STF iniciou, em 2 de setembro de 2025, o julgamento da Ação Penal 2668, que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado no país em 2022. A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus de crimes relacionados a um plano para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após as eleições presidenciais. A PGR afirma, ainda, que o ex-mandatário seria o “líder da organização criminosa”.

O grupo, conhecido como “núcleo 1” da chamada “trama golpista”, composto por ex-membros do alto escalão do governo federal e ex-comandantes militares, também responde por tentativa de abolição violenta do Estado de Direito, danos ao patrimônio público e participação em organização criminosa.

São réus no processo: Jair Bolsonaro (ex-presidente da República); Almir Garnier (almirante e ex-comandante da Marinha); Anderson Torres (ex-ministro da Justiça); Augusto Heleno (general e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional); Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência - Abin); Mauro Cid (tenente-coronel e ex-ajudante de ordens da Presidência); Paulo Sérgio Nogueira (general e ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil e da Defesa).

Mas, ao contrário do que indicam as postagens virais, a revista Veja não publicou uma capa atacando o julgamento no STF.

Uma busca por edições anteriores da revista no site da Veja permitiu encontrar a capa sem alterações, publicada em 29 de agosto de 2025, comprovando que o material original foi manipulado nas publicações virais. Nela, a palavra “julgamento” não está riscada na manchete, tampouco aparece sob o termo “a farsa”.

Image
Comparação feita em 2 de setembro de 2025 entre uma publicação no Facebook (E) e a capa original da edição de 29 de agosto de 2025 da revista Veja (.)

Na reportagem de capa da edição 2.959, a revista classifica o julgamento como “o mais importante da história do STF”, que pode levar à prisão o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Conteúdo semelhante foi checado pelo Comprova, projeto de verificação colaborativa do qual a AFP faz parte.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco