
É montagem a capa da Veja classificando como “farsa” o julgamento sobre a suposta tentativa de golpe de Estado
- Publicado em 3 de setembro de 2025 às 16:45
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Eu já sou leitor assíduo da Veja. Essa não posso perder”, diz uma das mensagens que acompanham a imagem viral, compartilhada no X, no Instagram, no Facebook e no YouTube.
O mesmo registro foi compartilhado, em tom de crítica, pelo senador Flávio Bolsonaro (PL), um dos filhos do ex-presidente.

As postagens acompanham uma suposta capa da revista Veja com o ex-presidente Jair Bolsonaro sentado em frente a ministros do STF. No título, a palavra “julgamento” aparece riscada e, sobre ela, está escrito, em vermelho, a expressão “a farsa”.
A Primeira Turma do STF iniciou, em 2 de setembro de 2025, o julgamento da Ação Penal 2668, que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado no país em 2022. A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus de crimes relacionados a um plano para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após as eleições presidenciais. A PGR afirma, ainda, que o ex-mandatário seria o “líder da organização criminosa”.
O grupo, conhecido como “núcleo 1” da chamada “trama golpista”, composto por ex-membros do alto escalão do governo federal e ex-comandantes militares, também responde por tentativa de abolição violenta do Estado de Direito, danos ao patrimônio público e participação em organização criminosa.
São réus no processo: Jair Bolsonaro (ex-presidente da República); Almir Garnier (almirante e ex-comandante da Marinha); Anderson Torres (ex-ministro da Justiça); Augusto Heleno (general e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional); Alexandre Ramagem (deputado federal e ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência - Abin); Mauro Cid (tenente-coronel e ex-ajudante de ordens da Presidência); Paulo Sérgio Nogueira (general e ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil e da Defesa).
Mas, ao contrário do que indicam as postagens virais, a revista Veja não publicou uma capa atacando o julgamento no STF.
Uma busca por edições anteriores da revista no site da Veja permitiu encontrar a capa sem alterações, publicada em 29 de agosto de 2025, comprovando que o material original foi manipulado nas publicações virais. Nela, a palavra “julgamento” não está riscada na manchete, tampouco aparece sob o termo “a farsa”.

Na reportagem de capa da edição 2.959, a revista classifica o julgamento como “o mais importante da história do STF”, que pode levar à prisão o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Conteúdo semelhante foi checado pelo Comprova, projeto de verificação colaborativa do qual a AFP faz parte.