
Registro de 2021 de pessoas revirando o lixo circula como se tivesse sido gravado durante governo Lula
- Publicado em 15 de agosto de 2025 às 23:23
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“LULA DEIXA MUITA FOME E MISÉRIA”, diz texto sobreposto a um vídeo, que mostra pessoas revirando um caminhão de lixo e uma lixeira, compartilhado no Instagram, no Facebook, no YouTube e no Kwai.

O conteúdo começou a circular após ser divulgado pela ONU, em 28 de julho de 2025, que o Brasil saiu do Mapa da Fome pela segunda vez.
O levantamento foi elaborado pela FAO, agência da ONU especializada em Alimentação e Agricultura, com base nos dados de 2022 a 2024, e identificou que menos de 2,5% da população do país está em risco de subalimentação, porcentagem limite para a saída do mapa.
Em 2014, o Brasil já havia saído da lista. Contudo, a ONU recolocou o país no Mapa da Fome em 2021 após a análise dos dados de 2018 a 2020 indicarem um aumento na insegurança alimentar.
O resultado do levantamento atual foi comemorado pelo presidente Lula em reunião do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
Ao contrário do que indicam as publicações nas redes, o vídeo agora viralizado não mostra uma cena de pessoas revirando o lixo durante o seu governo.
Gravação de 2021
Na sequência viral, há os seguintes dizeres sobrepostos: “No Ceará, pessoas reviram caminhão de lixo em busca de comida”.
Uma busca por essa frase no Google levou a diferentes notícias com a mesma sequência, publicadas em 18 de outubro de 2021 pela imprensa (1, 2, 3).
Segundo os textos, a cena foi registrada no bairro Cocó, área nobre de Fortaleza, em 28 de setembro daquele ano, por um motorista de aplicativo que passava próximo a um supermercado.
À imprensa, funcionários do supermercado informaram que era comum pessoas buscarem recicláveis no local semanalmente, mas que com a pandemia da covid-19, então em seu segundo ano, cenas como a que é vista na sequência viral se tornaram comuns.
À época, a fome no Brasil havia crescido e atingia 19,1 milhões de pessoas, sendo nove milhões a mais em dois anos, segundo estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) realizado em dezembro de 2020 e divulgado em outubro de 2021.
O AFP Checamos verificou outro conteúdo que começou a circular após o anúncio de que o Brasil saiu do Mapa da Fome.
Esse conteúdo também foi checado por Aos Fatos.
Referências
- Notícias sobre o vídeo (1, 2, 3)
- Vídeo publicado pelo Metrópoles em 19 de outubro de 2021