Vídeo de congestionamento no Recife circula como se mostrasse ato contra prisão domiciliar de Bolsonaro

  • Publicado em 11 de agosto de 2025 às 15:26
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 4 de agosto de 2025, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decretou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por considerar que ele descumpriu medidas cautelares. No dia seguinte, um vídeo com mais de 5 mil interações passou a circular nas redes sociais como se mostrasse uma manifestação de motociclistas no Recife contrários à prisão. Mas a gravação mostra um engarrafamento provocado por chuvas que atingiram a capital pernambucana em maio de 2025.

“A noite em Recife pelo visto vai ser um pouco longa… FREE BOLSONARO 05/08/2025”, diz uma das publicações que compartilham a sequência viral no Facebook, no Instagram, no X e no YouTube.

Image
Captura de tela feita em 7 de agosto de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

A gravação viral mostra um grande congestionamento noturno com motos e carros de passeio buzinando em uma estrada. 

Em 4 de agosto de 2025, o ministro Alexandre de Moraes decretou a prisão domiciliar do ex-presidente Bolsonaro, por considerar o descumprimento de medidas cautelares já impostas pela Corte. O ex-mandatário é réu em uma ação penal sobre tentativa de golpe de Estado e é acusado de participação em um inquérito que apura uma suposta atuação contra a soberania nacional por parte de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), nos Estados Unidos.

A medida ocorreu após manifestações realizadas no dia anterior por apoiadores do ex-presidente pelo país. Moraes entendeu que Bolsonaro infringiu a proibição do uso de redes sociais, inclusive por meio de terceiros, ao falar pelo telefone com parlamentares presentes nos atos, incluindo seu filho, Flávio Bolsonaro (PL), que fez uma postagem nas redes sociais (apagada posteriormente) com registros do momento.

Com isso, o ex-presidente está proibido de ter acesso a aparelhos telefônicos e cumpre prisão domiciliar em sua residência em Brasília.

Mas a gravação viralizada não mostra uma manifestação no Recife um dia após sua prisão.

Uma busca reversa no Google por fragmentos da sequência viral levou ao mesmo registro em publicações de julho de 2025, antes da prisão do ex-presidente, alegando se tratar de imagens de um engarrafamento na capital pernambucana. Em uma delas um usuário  (@danielocarioca) é mencionado como sendo o motoqueiro que aparece em destaque na filmagem. 

Uma pesquisa por esse perfil em diferentes redes sociais levou ao vídeo original, publicado no TikTok em 21 de maio de 2025, permitindo confirmar o contexto da gravação.

Image
Comparação feita em 8 de agosto de 2025 entre a postagem viral (E) e a gravação original publicada no TikTok em maio de 2025 (.)

Reportagens da imprensa mostram que, na data da gravação, uma forte chuva atingiu o Grande Recife e causou transtornos aos moradores.

Conteúdo semelhante foi verificado por Fato ou Fake e Aos Fatos.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco