Brasil não está no Mapa da Fome em 2025 e queda no ranking do FMI ocorreu ao longo de 45 anos

  • Publicado em 8 de agosto de 2025 às 19:49
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 7 de julho, o Valor Econômico informou que, segundo projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brasil ocupará a 87ª posição no ranking de PIB per capita em paridade do poder de compra (PPC) em 2025. A partir do dia 21, publicações que acumulam 33 mil interações citam que o Brasil caiu do 48º para o 87º lugar dessa lista. Os conteúdos ainda exibem uma imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a frase: “De volta ao mapa da fome”. Isso é enganoso: a queda em questão ocorreu ao longo de 45 anos, e a Organização das Nações Unidas divulgou que o país saiu do Mapa da Fome.

“De volta ao mapa da fome: Brasil despenca para 87º lugar em ranking do FMI e se aproxima da metade mais pobre do mundo”, lê-se abaixo do rosto de Lula em uma imagem que circula no Facebook, no Instagram, no TikTok e no X.

Image
Captura de tela feita em 7 de agosto de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Ainda na imagem, é possível ver a logomarca de um canal chamado “Meio Independente”. O conteúdo original, publicado por esse canal no Instagram em 21 de julho, é acompanhado da legenda: “Um estudo do Fundo Monetário Internacional revela que o Brasil caiu da 48ª para a 87ª posição no ranking global de PIB per capita, aproximando-se perigosamente da metade mais pobre do planeta. Apesar de crescimento absoluto no indicador, o País ficou para trás em relação ao restante do mundo”.

O texto do canal faz referência a uma matéria publicada pelo jornal Valor Econômico em 7 de julho, intitulada: “Brasil se aproxima da metade mais pobre do planeta”. A reportagem detalha como o país deve cair para o 87º lugar no ranking de maior PIB per capita em paridade do poder de compra (PPC), segundo as estimativas do FMI para 2025. 

No início dos anos 2010, segundo o texto, o país chegou a ocupar a 80ª posição e a expectativa é a de que, até o final da década, o Brasil caia da 87ª para a 89ª posição.

A matéria inclui também um infográfico com a posição ocupada pelo Brasil nesse ranking ao longo dos anos. Nele, é possível ver que, em 1980 e 1981, o Brasil ocupava a 48ª posição com relação ao PIB per capita em paridade de poder de compra — uma medida que leva em conta os diferentes custos de vida nos países.

Isso significa que a queda citada nas publicações — da 48ª para a 87ª posição — ocorreu ao longo de 45 anos, e não ao longo do mandato de Lula, como sugerido pelos conteúdos viralizados.

Brasil saiu do Mapa da Fome em 2025

Além disso, ao contrário do que é dito na imagem, o Brasil saiu do Mapa da Fome, para o qual havia retornado em 2021.

O Mapa da Fome é um indicador usado pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO), uma das agências da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse indicador identifica países onde mais de 2,5% da população sofre com insegurança alimentar crônica.

Segundo os dados da ONU, entre 2020 e 2022, o Brasil chegou a ter 3,4% de sua população nessas condições. Mas, com a queda para menos de 2,5% ocorrida no triênio de 2022 a 2024, o país saiu do Mapa da Fome.

Image
Captura de tela feita em 8 de agosto de 2025 do Mapa da Fome (.)

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco