
Filmagem feita na Geórgia é falsamente associada a hospedagem em Belém para a COP30
- Publicado em 11 de agosto de 2025 às 18:55
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Empresária que viria ao Brasil para a COP30, faz vídeo para mostrar o caminho que teria que percorrer para chegar à acomodação de 300.000 reais por semana”, diz a legenda de um vídeo que circula no TikTok, no X, no Facebook e no Instagram. A gravação mostra uma mulher andando por vielas.

O conteúdo começou a circular em meio à polêmica do aumento vertiginoso dos preços da hospedagem em Belém durante o período em que ocorrerá a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). Na plataforma de reservas lançada pelo governo, diárias em motéis e casas particulares custam a partir de mil reais.
Contudo, conforme apurado pelo Comprova, projeto de verificação do qual o AFP Checamos faz parte, o vídeo viral não foi gravado em Belém.
Por meio da marca d’água, é possível ver que o vídeo foi publicado originalmente pelo perfil “itssnot.nini” no TikTok em maio de 2025. Em um dos comentários, a criadora do vídeo confirma que a gravação foi feita na Geórgia.
Em outro comentário, a autora informa, em georgiano, que a filmagem ocorreu nas proximidades da entrada do Jardim Botânico Nacional, localizado na cidade de Tbilisi, capital do país.

Uma nota da comunidade vinculada à postagem no X indica que é possível ver na gravação a Fortaleza Narikala, em Tbilisi. Na comparação abaixo, feita com uma imagem do Google Maps, é possível ver que parte da construção realmente aparece no vídeo viral.

Ao Comprova, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Belém disse que, pela área montanhosa e pela geografia da região exibida, o vídeo não é da capital paraense.
Esse texto faz parte do Projeto Comprova. Participaram jornalistas do Correio de Carajás e da NSC Comunicação. O material foi adaptado pelo AFP Checamos.