Manchete sobre internação de Alcione em 2018 circula como se fosse após recado para Trump em agosto de 2025

  • Publicado em 7 de agosto de 2025 às 22:01
  • 6 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Após a cantora Alcione dizer em um programa de televisão, em 2 de agosto de 2025, que faria uma “macumbinha” para o presidente norte-americano, Donald Trump, “deixar o Brasil em paz”, usuários de redes sociais compartilharam mais de mil vezes publicações afirmando que a artista foi internada para uma cirurgia cardíaca. Mas as peças de desinformação se baseiam em uma manchete de 2018, quando Alcione de fato passou por uma intervenção cirúrgica. A cantora também desmentiu em seu perfil no Instagram que tenha sido internada após a declaração.

“Dias após falar que ia fazer macumba para Trump, Alcione é internada”, diz uma das publicações que circulam no Instagram, no Facebook, no X, no Threads, no TikTok e no Telegram.  

O conteúdo é composto por um vídeo em que Alcione manda um recado para o presidente norte-americano em um programa da TV Globo: “Ele precisa deixar o Brasil em paz, larga o Alexandre de Moraes, nosso ministro maravilhoso. Eu hoje quando sair daqui vou fazer uma macumbinha pra Trump”

Sobreposta às imagens, vê-se uma manchete da revista Veja: “Cantora Alcione é internada em São Paulo e passa por cirurgia cardíaca”

Image
Captura de tela feita em 7 de agosto de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

A declaração da cantora foi feita dias após o governo dos Estados Unidos aplicar sanções econômicas através da Lei Magnitsky ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, além de revogar o seu visto, junto aos de outros sete magistrados da corte. 

O governo Trump justificou a aplicação das medidas por considerar que Moraes “autoriza detenções arbitrárias” e “suprime a liberdade de expressão”, além de acusar o ministro de “perseguição política” ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está sendo julgado por uma tentativa de golpe de Estado em 2022. 

O Brasil também teve seus produtos de exportação taxados em 50% por Trump, que anunciou as tarifas em uma carta endereçada ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual chama o julgamento de Bolsonaro de uma “caça às bruxas”

No entanto, é falso que a cantora tenha sido internada após a sua declaração. 

Internação em 2018 

Uma busca no Google pela manchete vista nas peças de desinformação levou a uma notícia da revista Veja publicada em 4 de julho de 2018. 

No texto é informado que a cantora havia sido internada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após um quadro de angina instável, uma dor no peito causada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo que pode ocasionar infarto.

A cantora passou por um cateterismo, seguido de angioplastia, e, de acordo com o boletim médico do hospital, a intervenção foi realizada com sucesso. Alcione teve alta depois de quatro dias. 

Em um comunicado publicado em seu perfil no Instagram, foi informado que a internação não decorreu de uma emergência, mas após alterações verificadas em exames de rotina. À época, alguns shows da cantora foram adiados. 

Após a viralização das peças de desinformação, Alcione publicou um vídeo em 5 de agosto de 2025 em que desmente a internação e diz estar “bem de saúde” e “feliz”.  “Afinal, vivo no país da alegria, no país do samba”, brinca.

Na legenda, a sua equipe informa que a agenda de shows da cantora para os dias seguintes estava confirmada. 

Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco