Filmagem de ato com Lula em Recife em 2022 circula como manifestação de 10 de julho de 2025

  • Publicado em 14 de julho de 2025 às 18:15
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Movimentos sociais e partidos de esquerda realizaram manifestações em diferentes estados do Brasil em 10 de julho de 2025 para pressionar o Congresso pela aprovação de temas como a taxação dos super-ricos e o fim da escala 6x1. Desde então, publicações que somam mais de 66 mil interações nas redes sociais compartilham um vídeo de uma multidão de vermelho com a alegação de que esse seria um registro de um dos atos. Mas isso é falso: a gravação foi feita em outubro de 2022, durante um evento de campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Recife.

“Brasil reage contra a extrema direita na Paulista!”, diz o texto sobreposto a um vídeo compartilhado no Instagram.

Uma publicação, que divulga a mesma sequência no Facebook, afirma: “A LUTA É PELO POVO. RESPEITEM O BRASIL. TAXEM OS RICOS. ESTAMOS COM LULA. CONGRESSO INIMIGO DO POVO. Recife, Av. Conde da Boa Vista”.

Outras postagens compartilham o conteúdo com alegações similares no Threads, no X e no TikTok.

Image
Captura de tela feita em 11 de julho de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Na sequência viral, uma multidão de vermelho ocupa uma rua ladeada por prédios e lojas. Quando a câmera gira, é possível ver que a manifestação se estende por uma ponte sobre o que parece ser um rio. Uma música toca ao fundo e escuta-se os manifestantes gritando e entoando o nome de Lula.

O conteúdo circula após as manifestações organizadas em 10 de julho de 2025 por movimentos e partidos de esquerda que criticavam o Congresso Nacional e pediam a taxação dos super-ricos, o fim da jornada 6x1 e a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil.

Em São Paulo, centro da mobilização, mais de 15 mil pessoas se reuniram na Avenida Paulista, conforme estimativa do Monitor do Debate Político, da Universidade de São Paulo (USP).

Os manifestantes também protestaram contra o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ameaçou tarifar em 50% a importação de produtos brasileiros em retaliação ao julgamento por tentativa de golpe de Estado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF).

Entretanto, o conteúdo viralizado não é um registro desses atos.

Lula em Recife em 2022

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google encontrou o mesmo conteúdo publicado no Facebook em 15 de outubro de 2022. Sobrepostos à imagem estão os dizeres: “Lula no Recife agora! 14/10/2022”.

Pesquisando pelas palavras-chave “Lula”, “Recife” e “14 de outubro de 2022”, foi possível encontrar artigos (1, 2) que noticiaram um ato de campanha realizado por Lula nessa data em Recife no contexto das eleições presidenciais de 2022.

Nas matérias são compartilhadas imagens de Lula discursando para uma multidão na Praça do Carmo e da caminhada organizada pelo então candidato do PT sobre a Ponte Duarte Coelho, local que exibe algumas similaridades com o cenário visto no conteúdo viral. Entre elas, o edifício azul com colunas no térreo localizado em frente à ponte.

Uma busca pela Ponte Duarte Coelho no Google Maps Street View confirmou se tratar da mesma localização em que a gravação foi feita.

Image
Comparação feita em 14 de julho de 2025 entre capturas de tela de uma publicação no Facebook (E) e uma localização no Google Maps Street View (.)

Uma pesquisa pelo mesmo local no Google Earth também permitiu encontrar uma vista similar à da sequência viral, com os mesmos elementos presentes na gravação.

Image
Comparação feita em 14 de julho de 2025 entre capturas de tela de uma publicação no Facebook (E) e de uma localização no Google Earth (.)

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco