Vídeo de multidão rezando não mostra manifestação contra o islamismo na França, mas uma procissão católica

Um vídeo de um grande grupo de fiéis rezando à noite no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, na França, circula nas redes sociais com a falsa alegação de que seria uma manifestação anti-islâmica. A filmagem foi visualizada pelo menos 130 mil vezes desde 20 de junho de 2025, e já circulou em 2024 com afirmações de que mostraria um protesto contra a cerimônia dos Jogos Olímpicos de Paris. No entanto, o vídeo não está relacionado a uma marcha contra o Islã ou o evento esportivo, mas à celebração da Festa da Assunção em 2022. 

“A França sai às ruas em massa para se declarar cristã, não muçulmana, e para resistir à agenda de islamização que os globalistas estão permitindo na Europa. Você aprova essas grandes demonstrações de fé?”, afirma uma publicação que circula com o vídeo viral no Facebook

A gravação, que mostra uma multidão à noite, segurando velas e cantando uma música religiosa, também foi compartilhada no X e no Instagram, e em espanhol.

Image
Captura de tela feita em 11 de julho de 2025, de uma publicação no Facebook (.)

Em 2024, o vídeo viral também circulou com a falsa alegação de que mostraria “Milhares de cristãos” que saíram “às ruas para protestar contra a cerimónia woke anti-cristã das Olimpíadas” de Paris, como foi verificado à época pela AFP.

Vídeo de agosto de 2022

Uma busca reversa no Google com capturas-chave da filmagem levou a uma publicação do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes no X, em 14 de agosto de 2022, mostrando a mesma sequência. 

A legenda da publicação diz: "Feliz Dia da Assunção a todos. Em união de oração com todos os católicos do mundo. Que a Virgem Maria resplandeça em vossos corações"

Todos os anos, a Assunção da Virgem Maria, festa religiosa cristã que celebra a ascensão de Maria aos céus, é comemorada na cidade de Lourdes, no sul da França. 

A AFP também não encontrou evidências de protestos massivos contra o islamismo na França em 2025, nem após a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024. 

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco