
Vídeo de multidão rezando não mostra manifestação contra o islamismo na França, mas uma procissão católica
- Publicado em 14 de julho de 2025 às 21:01
- 2 minutos de leitura
- Por Sofia BARRAGAN, Lucia Diaz, AFP Argentina, AFP Espanha, AFP França
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“A França sai às ruas em massa para se declarar cristã, não muçulmana, e para resistir à agenda de islamização que os globalistas estão permitindo na Europa. Você aprova essas grandes demonstrações de fé?”, afirma uma publicação que circula com o vídeo viral no Facebook.
A gravação, que mostra uma multidão à noite, segurando velas e cantando uma música religiosa, também foi compartilhada no X e no Instagram, e em espanhol.

Em 2024, o vídeo viral também circulou com a falsa alegação de que mostraria “Milhares de cristãos” que saíram “às ruas para protestar contra a cerimónia woke anti-cristã das Olimpíadas” de Paris, como foi verificado à época pela AFP.
Vídeo de agosto de 2022
Uma busca reversa no Google com capturas-chave da filmagem levou a uma publicação do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes no X, em 14 de agosto de 2022, mostrando a mesma sequência.
A legenda da publicação diz: "Feliz Dia da Assunção a todos. Em união de oração com todos os católicos do mundo. Que a Virgem Maria resplandeça em vossos corações".
Belle et heureuse fête de l’Assomption à tous.
— Sanctuaire Notre-Dame de Lourdes (@lourdes_france) August 14, 2022
En union de prière avec tous les catholiques du monde. Que la Vierge Marie resplendisse dans vos cœurs pic.twitter.com/vqIynCtCdh
Todos os anos, a Assunção da Virgem Maria, festa religiosa cristã que celebra a ascensão de Maria aos céus, é comemorada na cidade de Lourdes, no sul da França.
A AFP também não encontrou evidências de protestos massivos contra o islamismo na França em 2025, nem após a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024.