Imagem gerada por IA circula falsamente como “Alcatraz dos jacarés”, centro de detenção de imigrantes nos EUA

Em 1º de julho de 2025, o presidente norte-americano, Donald Trump, visitou o novo campo de detenção de imigrantes construído em uma zona de pântanos na Flórida, apelidado de “Alcatraz dos jacarés”. Desde então, postagens que somam mais de 12 mil interações nas redes sociais compartilham uma suposta imagem do local, que parece ser cercado por um fosso com jacarés e cobras. Mas o conteúdo apresenta inconsistências visuais condizentes com imagens geradas por inteligência artificial (IA). A ferramenta de detecção de conteúdos sintéticos do Google, SynthID, confirmou que a peça foi criada com IA.

“Alligator Alcatraz é a nova prisão para imigrantes ilegais”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no X e no Telegram.

O conteúdo também circula em inglês, francês, espanhol e grego.

Image
Captura de tela feita em 9 de julho de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

A imagem viralizada parece mostrar um grande centro de detenção rodeado por árvores e um pântano cheio de répteis.

O conteúdo circula após a visita de Donald Trump, em 1º de julho de 2025, ao centro de detenção de imigrantes apelidado de “Alcatraz dos jacarés”, construído em um aeroporto abandonado e cercado por répteis selvagens e ciprestes na região pantanosa dos Everglades, na Flórida. A construção do local teve início em junho de 2025 em meio aos esforços do mandatário para ampliar a deportação de migrantes em situação irregular no país.

A medida gerou indignação entre os críticos da política migratória do republicano,  que a consideram desumana, e protestos de ambientalistas, por ficar perto de um parque nacional, potencialmente ameaçando o ecossistema dos Everglades.

No entanto, apesar de um centro de detenção ter sido de fato construído nos pântanos da Flórida, habitados por jacarés e cobras, a imagem viral não é um registro verdadeiro da construção.

Inconsistências visuais

Analisando a imagem mais atentamente, é possível identificar inconsistências visuais que indicam que o conteúdo não é autêntico. Especificamente, o formato dos répteis não parece condizer com cobras ou jacarés, e os animais aparecem apenas em uma parte do corpo d’água.

Image
Captura de tela feita em 10 de julho de 2025 de uma publicação no X com marcações da AFP (.)

Além disso, alguns veículos, como os vistos no canto esquerdo da imagem, parecem não ter a traseira em contato com o chão, enquanto outros — por exemplo, o carro branco presente no canto direito da imagem — apresentam estranhas proporções e disposições de janelas.

Image
Captura de tela feita em 10 de julho de 2025 de uma publicação no X com marcações da AFP (.)

Investigando a localização 

O centro de detenção “Alcatraz dos jacarés” foi erguido no Aeroporto de Treinamento e Transição Dade-Collier em Ochopee, uma zona comunitária na Flórida.

Uma busca no Google Maps por imagens de satélite do local mostrou que não há um fosso “infestado de jacarés”, ao contrário do exibido na imagem viral.

Registros aéreos do centro de detenção de imigrantes feitos pela AFP em 7 de julho de 2025 também evidenciam as diferenças entre a construção verdadeira e o local representado no conteúdo viral.

Image
Vista aérea de um centro de detenção de imigrantes, apelidado de "Alcatraz dos jacarés", localizado no Aeroporto de Treinamento e Transição Dade Collier em Ochopee, na Flórida, em 7 de julho de 2025 (AFP / CHANDAN KHANNA)
Image
Vista aérea de um centro de detenção de imigrantes, apelidado de "Alcatraz dos jacarés", localizado no Aeroporto de Treinamento e Transição Dade Collier em Ochopee, na Flórida, em 7 de julho de 2025 (AFP / CHANDAN KHANNA)

Outras fotos e filmagens do local publicadas por veículos internacionais e norte-americanos também mostram um cenário diferente do registrado na imagem compartilhada nas redes sociais.

A AFP submeteu o conteúdo viralizado à análise da ferramenta Google SynthID, que identifica fotos e vídeos gerados pelos modelos de inteligência artificial do Google. A ferramenta detectou, com confiança “muito alta”, que a imagem foi “feita com IA do Google”.

Image
Captura de tela do resultado da análise da ferramenta de detecção de conteúdos sintéticos SynthID (.)

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco