Fátima Bezerra não inaugurou uma “bica”; vídeo mostra abertura simbólica de torneira do sistema Apodi-Mossoró

  • Publicado em 4 de julho de 2025 às 21:14
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 27 de junho de 2025, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), participou da entrega da nova adutora que reforça o abastecimento de água do município de Governador Dix-Sept Rosado. Desde então, publicações que acumulam mais de 120 mil visualizações nas redes sociais afirmam que Bezerra teria entregue uma “bica” ou um “cano” para a população. Isso é enganoso: o vídeo que embasa as postsagens mostra o momento em que a governadora abre uma torneira de forma simbólica para marcar a entrega do trecho do sistema Apodi-Mossoró.

“A governadora do PT Fátima Bezerra inaugurou um cano… Isso mesmo, UM CANO! Disse ‘teje entregue’ e saiu como se tivesse salvado os ‘cidadões globais’”, diz a legenda de uma publicação no X

Conteúdo semelhante circula no Facebook, no Instagram, no TikTok e no Kwai. Algumas postagens exibem o logotipo do vereador Rubinho Nunes (União Brasil - SP), que também compartilhou a alegação em suas redes sociais. 

A sequência mostra Fátima Bezerra fazendo uma contagem regressiva e dizendo “‘teje’ entregue”, ao abrir a torneira de uma instalação.

Image
Captura de tela feita em 2 de julho de 2025 de uma publicação no TikTok (.)

Uma busca na conta oficial de Bezerra no Instagram mostra que a gravação viralizada foi publicada originalmente em seu perfil em 29 de junho de 2025. 

“Bom dia com água, dignidade e segurança hídrica para o povo de Governador Dix-Sept Rosado! Na última sexta-feira, inauguramos o trecho da Adutora Apodi–Mossoró que finalmente leva água de qualidade até o município”, diz a legenda. 

Uma pesquisa no Google pelos termos “Fátima Bezerra” e “Adutora Apodi–Mossoró” exibiu uma nota do governo do estado do Rio Grande do Norte sobre a inauguração.

“Em solenidade na praça do mercado, a governadora Fátima Bezerra abriu simbolicamente a torneira”, explica o texto. 

“A nova adutora, uma derivação do sistema Apodi-Mossoró, já está operando e fazendo a diferença. Atualmente, 70% da água que chega às torneiras dos dix-septienses vem da captação no sítio Carrasco, em Apodi”, acrescenta a nota. A imprensa também noticiou a cerimônia (1, 2).

O sistema Apodi-Mossoró 

A Adutora Apodi–Mossoró é um projeto de infraestrutura hídrica feito em parceria com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), composto por sete poços, duas estações elevatórias, adutoras para interligar os poços na estação elevatória e reservatório apoiado. 

O objetivo é levar água da Barragem de Santa Cruz, do município de Apodi, a cidades da região, como Mossoró e Governador Dix-Sept Rosado. 

De acordo com informações do governo potiguar, a entrega do trecho no último dia 27 de junho “aumentou a oferta de água em Governador Dix-Sept Rosado, passando de 70 mil para 120 mil litros por hora”.

Um estudo realizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico detalha as justificativas do projeto e informa que a Adutora Apodi–Mossoró é um desmembramento da Adutora Expressa do Alto Oeste

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco