
Gravação de manifestação lotada na Avenida Paulista é anterior ao ato pró-Bolsonaro de junho de 2025
- Publicado em 3 de julho de 2025 às 23:19
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Essa manifestação dia 29/06 na Paulista, a sétima, desde que se afastou da presidência, continua sendo palco de presença garantida”, diz parte de uma publicação no Instagram que compartilha o vídeo aéreo da Avenida Paulista tomada por pessoas vestidas de verde e amarelo.
Publicações semelhantes também circulam no Facebook.

O ato do último dia 29 de junho na Avenida Paulista, principal via de São Paulo, foi realizado por aliados de Bolsonaro e teve como tema “Justiça Já”. A manifestação aconteceu em meio ao julgamento do ex-mandatário no Supremo Tribunal Federal (STF), por suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado.
De acordo com o Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP), e a ONG More in Common, cerca de 12,4 mil pessoas estiveram presentes no momento de pico do evento. O número foi amplamente noticiado pela imprensa nacional (1, 2, 3) por ter sido o menor entre os últimos atos de Bolsonaro na Avenida Paulista.
A manifestação contou com a presença de líderes políticos como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), além de outras lideranças políticas influentes, como o pastor Silas Malafaia, que foi um dos organizadores do evento.
No entanto, o vídeo viral não mostra o ato de junho de 2025.
Manifestação em 2024
Uma busca reversa por capturas de tela do vídeo no Google levou às mesmas imagens publicadas pelo portal de notícias UOL no TikTok em 25 de fevereiro de 2024, noticiando outra manifestação organizada por Bolsonaro na Avenida Paulista na época.
@uol Imagens aéreas captadas mostram apoiadores reunidos para o ato pró-Bolsonaro realizado na avenida Paulista neste domingo (25). A ocupação principal se concentrou no Masp, mas se estendeu por pelo menos quatro quarteirões. Aliados políticos chegaram a dizer que ato reuniu mais de um milhão de pessoas. A Polícia Militar não divulgou estimativa de público. A SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo declarou, no entanto, que a PM não fará estimativa de público. Leia mais em #UOLNotícias. Siga @uol para ficar por dentro das principais notícias e dos bastidores da política. Entre Nuvens/Daniel Frias #UOL#Notícias#Manifestação#Paulista#Bolsonaro#Brasil#Democracia♬ som original - uol
Segundo o mesmo grupo da USP, a estimativa é que 185 mil pessoas estiveram presentes no horário de pico do ato de fevereiro de 2024.
Na ocasião, o ex-presidente defendeu a concessão de anistia para os presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
Fotos semelhantes feitas pela AFP nas duas manifestações ilustram a diferença de público entre os atos.


O AFP Checamos já verificou outra imagem de 2024 que foi incorretamente associada ao ato deste ano.
Referência
Vídeo publicado pelo UOL no TiKTok do ato pró-Bolsonaro em 25 de fevereiro de 2024