
Imagem de multidão na Av. Paulista em 2024 circula falsamente como foto de ato pró-Bolsonaro em junho de 2025
- Publicado em 3 de julho de 2025 às 16:31
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Av. Paulista - 29/06/2025”, diz uma das publicações que compartilham a imagem de uma multidão de verde e amarelo na Avenida Paulista, em São Paulo, no Facebook, no Threads, no X e no TikTok.
As alegações também foram compartilhadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, pela senadora Damares Alves (Republicanos) e pelo perfil do Partido Liberal de Ibirité, em Minas Gerais.

As publicações circulam após a manifestação realizada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em 29 de junho de 2025 na Avenida Paulista, principal via de São Paulo. Sob o lema “Justiça Já!”, o ato ocorreu em meio ao julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF) por sua suposta participação em uma tentativa de golpe de Estado.
Segundo o projeto de pesquisa Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP), e a ONG More in Common, cerca de 12.400 pessoas estavam presentes no momento de pico do evento, que contou com a presença de líderes políticos como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).
Contudo, a imagem viralizada não é um registro da manifestação de junho de 2025.
Ato pró-Bolsonaro em 2024
Uma busca reversa pela imagem no Google encontrou a mesma fotografia publicada em artigos de 25 de fevereiro de 2024 (1, 2) que noticiam outra manifestação organizada por Bolsonaro na Avenida Paulista.
Na ocasião, em um evento que reuniu cerca de 185 mil pessoas no local, o ex-presidente defendeu a concessão de anistia para presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
As matérias compartilham uma fotografia feita pela AFP durante a manifestação, que apresenta os mesmos elementos vistos na imagem viralizada, incluindo o mesmo formato da sombra projetada pelos prédios sobre a multidão na rua.

Uma nova comparação, dessa vez entre o conteúdo viral e registros do ato de 29 de junho de 2025 feitos pela AFP, mostra discrepâncias na disposição dos trios elétricos e no cenário da Avenida Paulista. Notam-se, principalmente, diferenças nos prédios do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e do edifício Pietro Maria Bardi, que passavam por obras em fevereiro de 2024, como evidenciado por pedaços de lona amarela nas colunas do Masp. Na manifestação de junho de 2025, ambos os prédios já se encontravam finalizados.
Na comparação é possível notar, também, a diferença de público entre os dois atos.

Referências
- Artigos publicados em 25 de fevereiro de 2024 (1, 2)
- Fotografia da AFP da manifestação de fevereiro de 2024
- Registro da manifestação de 29 de junho de 2025 feito pela AFP