Vídeo em que deputado de Portugal chama Lula de “bandido” volta a circular após eleição legislativa

  • Publicado em 26 de maio de 2025 às 17:14
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 18 de maio de 2025, Portugal realizou eleições legislativas de forma antecipada, nas quais o partido de extrema direita “Chega” registrou o que foi considerado um avanço significativo. Nesse contexto, publicações com mais de 23 mil interações nas redes sociais compartilham um vídeo com a alegação de que o “novo presidente” do país chamou o mandatário brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de “bandido”. Contudo, a sequência, de janeiro de 2023, não mostra o presidente de Portugal, que é Marcelo Rebelo, mas sim André Ventura, deputado estadual e líder do partido Chega.

“Ontem encerramento da convenção em Portugal, LULA foi citado como um exemplo de que ‘BANDIDO É BANDIDO’. O novo presidente de Portugal chamou Lula de Bandido!!! [...] Andre ventura chamou lula de (BANDIDO É BANDIDO )duas vezes falou e todos aplaudiram bandido international lula”, diz a legenda que acompanha um vídeo no Threads, no Instagram, no Facebook, no X e no TikTok.

Image
Captura de tela feita em 23 de maio de 2025 de uma publicação no X (.)

Na sequência de pouco mais de um minuto, um homem é visto em um púlpito fazendo um discurso. Em determinado momento, ele diz: “É aquela esquerda bafienta que há anos nos quer enclausurar e fechar neste mundo paranoico em que um homem não é um homem e uma mulher não é uma mulher (...) ou até que um bandido não é um bandido. E nós não temos medo de dizer que Lula da Silva é um bandido”.

A gravação voltou a circular em maio de 2025, em meio às eleições legislativas antecipadas de Portugal, realizadas no dia 18 do mesmo mês. 

A Aliança Democrática (AD), coalizão do ex-primeiro-ministro Luis Montenegro, obteve a maioria dos votos, com 32,7%, frente aos 23,4% do Partido Socialista e aos 22, 6% do partido de extrema direita Chega, que melhorou o seu desempenho em comparação com a eleição de um ano atrás. 

No entanto, além de o vídeo não ser recente, o homem que discursa tampouco é Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal. 

Convenção do Chega em 2023

No vídeo é possível identificar escrito, no canto superior direito, “5ª CONVENÇÃO NACIONAL CHEGA”. O Chega é um partido político de Portugal que se define em seu site como um “nacional, conservador, liberal e personalista”

Uma busca pelo escrito do púlpito levou ao vídeo original, publicado em 27 de janeiro de 2023 no canal do partido no YouTube. A partir de 54:57 vê-se o mesmo trecho das publicações virais, e Lula é chamado de bandido aos 55:45 pelo homem que discursa.  

Diferentemente do que alegam as peças de desinformação, não é o presidente de Portugal que profere os insultos. 

O homem é identificado como André Ventura, presidente do partido. O fragmento viralizado é um recorte do discurso que abriu a convenção do Chega naquele ano. 

Uma consulta ao site do Chega na seção “Mensagem do Presidente do Partido” confirma essa informação. Uma busca no site do Parlamento português, por sua vez, mostra que Ventura também é deputado do país. 

Enquanto isso, o presidente de Portugal é Marcelo Rebelo de Sousa, que foi eleito pela primeira vez em 2016. Em 2021, ele foi reeleito no pleito em que o líder do Chega figurou em terceiro lugar. 

Como é possível conferir em registros da imprensa, o presidente português mantém uma boa relação com Lula (1, 2). 

O Checamos já verificou outro conteúdo que começou a circular após a eleição legislativa portuguesa. 

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco