Foto do papa Leão XIV em uma enchente foi feita no Peru em 2023, e não em visita a Cuba em 2008

  • Publicado em 14 de maio de 2025 às 21:41
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP México
  • Tradução e adaptação AFP Brasil
Em 8 de maio de 2025, o cardeal Robert Prevost foi eleito o novo papa, adotando o nome Leão XIV. Desde então, dezenas de usuários compartilharam nas redes sociais uma foto do pontífice em uma enchente com a alegação de que ela foi registrada em Cuba em 2008. Mas, na realidade, a imagem foi feita em uma visita às vítimas do ciclone Yaku, em Chiclayo, no Peru, em 2023.  

“Novo Papa Leão XIV já conhece nossa terra cubana. Na foto, visitando Puerto Padre, na diocese de Holguín. O então padre Fr. Robert F. Prevost esteve lá em abril de 2008 e em fevereiro de 2011. Cuba é, sem dúvida, uma terra abençoada, onde os últimos papas têm estado presentes. Aí está ele, simples, usando botas de borracha no meio de uma inundação após a passagem de um furacão”, lê-se na imagem compartilhada no Facebook

A imagem também circula no Instagram e com outras legendas que apontam ter sido registrada no Equador. 

O conteúdo também foi difundido em espanhol e por um portal de notícias cubano

Image
Captura de tela feita em 13 de maio de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Robert Francis Prevost, de 69 anos, tornou-se o primeiro papa norte-americano em 8 de maio de 2025. O pontífice também possui cidadania peruana e adotou o nome Leão XIV. 

Líderes mundiais parabenizaram a eleição de Prevost, entre eles o presidente cubano Miguel Díaz-Canel, que expressou seu compromisso em continuar trabalhando para fortalecer as relações bilaterais com a Santa Sé. 

De fato, Prevost visitou a ilha em 2008 e 2011, quando fazia parte da Ordem de Santo Agostinho (1, 2), como mostram fotografias publicadas no Facebook pela Arquidiocese de Santiago de Cuba e um comunicado da Diocese de Holguín.  

Mas a imagem viral que mostra o papa em uma área alagada não foi registrada nessas visitas a Cuba. 

Uma busca reversa pela imagem no Google levou a uma reportagem do veículo de comunicação argentino Clarín, publicada em 8 de maio de 2025 e ilustrada com a mesma fotografia. 

A legenda informa que o registro foi feito durante uma enchente em Chiclayo, no Peru. 

Outra pesquisa, dessa vez com os termos “Robert Prevost”, “enchente”, "vítimas” e “Peru” levou a uma notícia da CNN Brasil sobre a atuação do pontífice no Peru. 

O texto é ilustrado com uma foto de Prevost similar à viral e descreve que, em março de 2023, o então bispo da região de Chiclayo gravou um vídeo em meio às enchentes causadas por fortes chuvas no local.

No vídeo, Prevost divulgava uma campanha de doação de bens, dinheiro e alimentos para as vítimas das enchentes provocadas pelo ciclone Yaku, que atingiu o Peru em março daquele ano e causou dezenas de mortes, além de afetar mais de 12.000 pessoas. 

Uma busca no perfil da Diocese de Chiclayo no Facebook filtrando por março de 2023 permitiu identificar a foto viral publicada no dia 11 daquele mês. 

Nesse mesmo dia, a Diocese publicou uma gravação em que Prevost distribui alimentos em uma avenida alagada. 

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco