Declaração de analista chinês sobre tarifas dos EUA é falsamente atribuída ao vice-presidente da China

  • Publicado em 16 de abril de 2025 às 16:48
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
A China e os Estados Unidos travam uma guerra comercial sem precedentes desde que o presidente norte-americano, Donald Trump, impôs tarifas “recíprocas” a parceiros comerciais em 2 de abril de 2025. Nesse contexto, publicações visualizadas mais de 100 mil vezes nas redes sociais desde 11 de abril de 2025 compartilham um vídeo que supostamente mostraria o vice-presidente chinês, Han Zheng, afirmando que o país não se importa com as tarifas norte-americanas. Mas a gravação é um trecho de uma entrevista com Victor Gao, analista chinês de um think tank sediado em Pequim.

“NOVO: Jornalista: ‘A China perderá o mercado dos EUA…’ Vice-presidente da China, Han Zheng diz que: ‘Não nos importamos! A China está aqui há 5.000 anos, na maior parte do tempo não havia EUA, e nós sobrevivemos. Se os EUA quiserem ir nessa direção de se fechar completamente do mercado chinês, fique à vontade!’”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Threads, no X, no TikTok e no Telegram.

Image
Captura de tela feita em 16 de abril de 2025 de uma publicação no X (.)

As publicações circulam após o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciar, em 2 de abril de 2025, a imposição de tarifas “recíprocas” a dezenas de países. Em 9 de abril, a medida foi suspensa por 90 dias, com exceção da China, contra a qual a Casa Branca elevou a 145% as taxas impostas.

Como resposta, em 11 de abril, a China anunciou que aumentará para 125% as tarifas sobre os produtos importados dos Estados Unidos.

No mesmo dia, o governo norte-americano estabeleceu isenções tarifárias sobre produtos tecnológicos, como celulares e computadores, em uma medida avaliada pelo Ministério do Comércio da China como “um pequeno passo”. O órgão chinês ainda insistiu que todas as tarifas deveriam ser eliminadas.

Contudo, o vídeo viral não mostra uma declaração do vice-presidente chinês, Han Zheng, sobre o assunto.

Entrevista com analista chinês

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google conduziu a uma publicação de 13 de abril de 2025 no YouTube, com o título, em inglês, “China promete lutar ‘até o fim’ em crescente guerra comercial”.

A legenda indica que o trecho viral teria sido retirado de uma entrevista de Victor Gao, um analista político chinês, ao telejornal britânico Channel 4 News em 11 de abril de 2025.

Uma pesquisa no Google pelo nome de Gao conduziu ao conteúdo original, publicado pelo canal do programa no YouTube em 11 de abril. Na entrevista, tarjas sobrepostas à imagem informam que o analista é vice-presidente do Center for China and Globalization (CCG, na sigla em inglês).

A organização é um think tank fundado em Pequim em 2008 e realiza serviços de consultoria e pesquisa sobre globalização, governança global, economia e comércio internacional, migração e relações internacionais.

No site oficial do CCG, Victor Gao é listado como um dos oito vice-presidentes da instituição.

Uma pesquisa no Google pelas palavras-chave “Han Zheng”, “Estados Unidos” e “tarifas” não encontrou nenhum registro de uma declaração pública do vice-presidente da China sobre as tarifas impostas por Trump em abril de 2025.

O AFP Checamos já verificou outras alegações sobre a guerra comercial entre China e Estados Unidos em 2025.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco