É falso que Aeroporto Internacional de Guarulhos esteja vendendo malas perdidas

  • Publicado em 14 de abril de 2025 às 20:15
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Não é verdade que o Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU), em Guarulhos, esteja realizando uma liquidação de bagagens perdidas, em abril de 2025. Publicações visualizadas mais de 140 mil vezes nas redes sociais desde 8 de abril anunciam a suposta venda de malas deixadas no local, com menção a “itens de marca” e “diversos eletrônicos”. Mas isso é falso: os conteúdos mostram aeroportos nos Estados Unidos e imagens de criadores de conteúdo estrangeiros. A concessionária responsável pelo GRU confirmou à AFP que os anúncios são falsos.

“O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos está liberando espaço em seus armazéns e realizando uma liquidação de bagagens perdidas. Dentro das malas, é possível encontrar desde itens de marca até diversos eletrônicos. A entrega é feita para todo o país. Para fazer o pedido, visite o site”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2, 3).

Image
Captura de tela feita em 11 de abril de 2025 de uma publicação no Facebook (.)

Nas publicações virais, imagens de inúmeras malas de viagem enfileiradas precedem vídeos de pessoas abrindo bagagens e encontrando diferentes itens de valor, como acessórios e equipamentos eletrônicos. Ao fundo, uma narração anuncia a suposta liquidação ofertada pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Mas os anúncios são falsos, e os registros exibidos não mostram o aeroporto em questão.

Sem liquidação de bagagens

Em 10 de abril de 2025, a GRU Airport, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, confirmou ao AFP Checamos que “é falso o anúncio veiculado nas redes sociais sobre uma possível liquidação de bagagens realizada no local”.

A empresa também esclareceu que as imagens de malas enfileiradas e reunidas em diferentes locais “também não são das dependências do aeroporto”.

Uma busca reversa pelos fragmentos do vídeo em que inúmeras malas cobrem o chão de uma sala de bagagem encontrou a mesma filmagem publicada no TikTok em 29 de dezembro de 2022. Dizeres sobrepostos à imagem indicam que a gravação teria sido feita no Aeroporto Internacional de Denver, no Colorado.

A mesma pesquisa conduziu a registros semelhantes publicados em artigos de portais locais em dezembro de 2022 (1, 2), nos quais é possível identificar os mesmos elementos vistos na sequência viral. Os textos informam que as bagagens haviam se acumulado no aeroporto de Denver devido a cancelamentos em massa de voos.

Image
Comparação feita em 11 de abril de 2025 entre capturas de tela de uma publicação no Facebook (E) e de uma fotografia publicada pelo jornal Denver7 em 28 de dezembro de 2022 (.)

Uma nova busca reversa, dessa vez por fragmentos da sequência que exibe bagagens enfileiradas próximas a uma parede, levou a uma publicação de julho de 2024 no TikTok, que indica que a filmagem teria sido feita no Aeroporto Internacional de Cincinnati, no Kentucky.

Pesquisando pelas fotografias e mídias de 360º do aeroporto disponíveis no Google Maps, foi possível encontrar o local exato em que o vídeo foi gravado.

Image
Comparação feita em 11 de abril de 2025 entre capturas de tela de um vídeo publicado no TikTok (E) e de uma localização do Aeroporto Internacional de Cincinnati no Google Maps (.)

Diferentes buscas reversas pelos trechos em que jovens aparecem abrindo malas e encontrando itens de valor permitiram encontrar os conteúdos originais (1, 2, 3), publicados no TikTok por criadores de conteúdo estrangeiros que afirmam comprar bagagens perdidas em aeroportos.

O AFP Checamos já verificou no passado outros anúncios virais de falsas vendas de malas esquecidas em aeroportos.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco