
É falso que Aeroporto Internacional de Guarulhos esteja vendendo malas perdidas
- Publicado em 14 de abril de 2025 às 20:15
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos está liberando espaço em seus armazéns e realizando uma liquidação de bagagens perdidas. Dentro das malas, é possível encontrar desde itens de marca até diversos eletrônicos. A entrega é feita para todo o país. Para fazer o pedido, visite o site”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2, 3).

Nas publicações virais, imagens de inúmeras malas de viagem enfileiradas precedem vídeos de pessoas abrindo bagagens e encontrando diferentes itens de valor, como acessórios e equipamentos eletrônicos. Ao fundo, uma narração anuncia a suposta liquidação ofertada pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.
Mas os anúncios são falsos, e os registros exibidos não mostram o aeroporto em questão.
Sem liquidação de bagagens
Em 10 de abril de 2025, a GRU Airport, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de São Paulo, confirmou ao AFP Checamos que “é falso o anúncio veiculado nas redes sociais sobre uma possível liquidação de bagagens realizada no local”.
A empresa também esclareceu que as imagens de malas enfileiradas e reunidas em diferentes locais “também não são das dependências do aeroporto”.
Uma busca reversa pelos fragmentos do vídeo em que inúmeras malas cobrem o chão de uma sala de bagagem encontrou a mesma filmagem publicada no TikTok em 29 de dezembro de 2022. Dizeres sobrepostos à imagem indicam que a gravação teria sido feita no Aeroporto Internacional de Denver, no Colorado.
A mesma pesquisa conduziu a registros semelhantes publicados em artigos de portais locais em dezembro de 2022 (1, 2), nos quais é possível identificar os mesmos elementos vistos na sequência viral. Os textos informam que as bagagens haviam se acumulado no aeroporto de Denver devido a cancelamentos em massa de voos.

Uma nova busca reversa, dessa vez por fragmentos da sequência que exibe bagagens enfileiradas próximas a uma parede, levou a uma publicação de julho de 2024 no TikTok, que indica que a filmagem teria sido feita no Aeroporto Internacional de Cincinnati, no Kentucky.
Pesquisando pelas fotografias e mídias de 360º do aeroporto disponíveis no Google Maps, foi possível encontrar o local exato em que o vídeo foi gravado.

Diferentes buscas reversas pelos trechos em que jovens aparecem abrindo malas e encontrando itens de valor permitiram encontrar os conteúdos originais (1, 2, 3), publicados no TikTok por criadores de conteúdo estrangeiros que afirmam comprar bagagens perdidas em aeroportos.
O AFP Checamos já verificou no passado outros anúncios virais de falsas vendas de malas esquecidas em aeroportos.
Referências
- Vídeo do Aeroporto Internacional de Denver publicado no TikTok em 29 de dezembro de 2022
- Artigos de portais de Denver publicados em dezembro de 2022 (1, 2)
- Vídeo publicado em julho de 2024 no TikTok
- Localização do Aeroporto Internacional de Cincinnati no Google Maps
- Vídeos de malas perdidas publicados no TikTok (1, 2, 3)