Vídeo de protesto de caminhoneiros em 2022 circula como se mostrasse paralisação em março de 2025

  • Publicado em 8 de abril de 2025 às 18:42
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
No início de 2025, um aumento no preço dos combustíveis levou a rumores de uma possível greve de caminhoneiros no país. Nesse contexto, um trecho de uma reportagem sobre um protesto da categoria foi visualizado mais de 250 mil vezes nas redes sociais como se mostrasse um ato desses profissionais em Sinop, no Mato Grosso (MT), em 27 de março de 2025. Mas as imagens são de uma paralisação em Umuarama, no Paraná (PR), ocorrida após o segundo turno das eleições presidenciais de 2022, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derrotou Jair Bolsonaro (PL).

“Caminhoneiros fazem paralisação geral em Sinop Mato Grosso 27/03/25”, diz o texto sobreposto à sequência viral compartilhada no Facebook, no Instagram, no TikTok e no Kwai.

Image
Captura de tela feita em 3 de abril de 2025 de uma publicação no Kwai (.)

A gravação viral mostra uma reportagem sobre um protesto de caminhoneiros, em que um empresário é entrevistado e conta porque algumas empresas estavam paralisando suas atividades em apoio aos manifestantes.

“Nós vamos agora, a partir do meio-dia, paralisar nossas operações porque nós acreditamos que não dá pra mudar o país sozinho.Os caminhoneiros se movimentaram, se mexeram, e nós precisamos apoiar”, diz o empresário no trecho inicial.

No início de 2025, o aumento nos preços dos combustíveis gerou rumores de uma possível paralisação de caminhoneiros no país. Representantes do setor se reuniram no Porto de Santos em 8 de fevereiro, mas não foi anunciada nenhuma greve de grande escala. 

Ao contrário do que indicam as publicações virais, a reportagem compartilhada não mostra uma paralisação ocorrida em março de 2025 em Sinop (MT).

Protesto no Paraná em novembro de 2022

Uma análise do material permitiu identificar indícios de que a gravação não ocorreu no município mato-grossense.

O primeiro indício está em um trecho da fala do empresário, que diz: “Você, que é comerciante de Umuarama, empresário de Umuarama. Nós estamos parando 100 funcionários na empresa, na indústria, pra fortalecer esse movimento”. Umuarama é um município no noroeste do estado do Paraná.

Com base nessas informações, o AFP Checamos realizou uma busca por palavras-chave no Google com os termos “manifestação”, “caminhoneiros”, “Umuarama” e “Rede TV”, já que o logotipo da emissora pode ser visto no microfone da repórter. 

A pesquisa levou à gravação original publicada no canal do Programa do Tatu no YouTube em 1º de novembro de 2022. O programa é um telejornal local exibido pela Rede TV Mais, afiliada da Rede TV, com “as principais notícias de Umuarama e região”.

Image
Comparação de capturas de tela feita em 3 de março de 2025 entre o vídeo viral (E) e a reportagem original de 2022 do Programa do Tatu no YouTube (.)

A reportagem foi ao ar dois dias após o segundo turno das eleições presidenciais de 2022, em que Lula venceu Bolsonaro.

A manifestação foi reportada por outros jornais locais, que informaram que os caminhoneiros haviam paralisado as suas atividades em protesto ao resultado do pleito. 

O AFP Checamos não encontrou registros de uma paralisação de caminhoneiros em Sinop em 27 de março de 2025.

Referências:

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco