
Vídeo de protesto de caminhoneiros em 2022 circula como se mostrasse paralisação em março de 2025
- Publicado em 8 de abril de 2025 às 18:42
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Caminhoneiros fazem paralisação geral em Sinop Mato Grosso 27/03/25”, diz o texto sobreposto à sequência viral compartilhada no Facebook, no Instagram, no TikTok e no Kwai.

A gravação viral mostra uma reportagem sobre um protesto de caminhoneiros, em que um empresário é entrevistado e conta porque algumas empresas estavam paralisando suas atividades em apoio aos manifestantes.
“Nós vamos agora, a partir do meio-dia, paralisar nossas operações porque nós acreditamos que não dá pra mudar o país sozinho.Os caminhoneiros se movimentaram, se mexeram, e nós precisamos apoiar”, diz o empresário no trecho inicial.
No início de 2025, o aumento nos preços dos combustíveis gerou rumores de uma possível paralisação de caminhoneiros no país. Representantes do setor se reuniram no Porto de Santos em 8 de fevereiro, mas não foi anunciada nenhuma greve de grande escala.
Ao contrário do que indicam as publicações virais, a reportagem compartilhada não mostra uma paralisação ocorrida em março de 2025 em Sinop (MT).
Protesto no Paraná em novembro de 2022
Uma análise do material permitiu identificar indícios de que a gravação não ocorreu no município mato-grossense.
O primeiro indício está em um trecho da fala do empresário, que diz: “Você, que é comerciante de Umuarama, empresário de Umuarama. Nós estamos parando 100 funcionários na empresa, na indústria, pra fortalecer esse movimento”. Umuarama é um município no noroeste do estado do Paraná.
Com base nessas informações, o AFP Checamos realizou uma busca por palavras-chave no Google com os termos “manifestação”, “caminhoneiros”, “Umuarama” e “Rede TV”, já que o logotipo da emissora pode ser visto no microfone da repórter.
A pesquisa levou à gravação original publicada no canal do Programa do Tatu no YouTube em 1º de novembro de 2022. O programa é um telejornal local exibido pela Rede TV Mais, afiliada da Rede TV, com “as principais notícias de Umuarama e região”.

A reportagem foi ao ar dois dias após o segundo turno das eleições presidenciais de 2022, em que Lula venceu Bolsonaro.
A manifestação foi reportada por outros jornais locais, que informaram que os caminhoneiros haviam paralisado as suas atividades em protesto ao resultado do pleito.
O AFP Checamos não encontrou registros de uma paralisação de caminhoneiros em Sinop em 27 de março de 2025.
Referências:
- Vídeo original publicado pelo Programa do Tatu no YouTube
- Matérias sobre a paralisação dos caminhoneiros em Umuarama (1, 2)