
Vídeo de Le Pen rodeada de apoiadores é de 2022 e não tem relação com condenação em 2025
- Publicado em 8 de abril de 2025 às 22:57
- 3 minutos de leitura
- Por Lucia Diaz, AFP Espanha
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
O vídeo, compartilhado no Facebook, no X, no Kwai e no Telegram, mostra Le Pen saindo de um edifício, onde encontra uma multidão que a grava, aplaude e pede fotos.
A sequência circula com a mensagem: “O povo francês AMA Marine Le Pen e exige que seu veredito de ‘culpada’ seja imediatamente anulado! O povo francês não deixa barato”.
Publicações similares também foram compartilhadas em espanhol, inglês, alemão e holandês.

Em 31 de março de 2025, a líder do RN foi condenada a cinco anos de inelegibilidade e quatro de prisão por pagar funcionários de seu partido, entre 2004 e 2016, com dinheiro do Parlamento Europeu.
A política disputou as eleições de 2017 e 2022 contra o atual presidente da França, Emmanuel Macron, e teve um bom desempenho nas pesquisas para o pleito presidencial de 2027.
A Corte de Apelação da França disse que poderia examinar o caso em um prazo que permitiria que Le Pen se candidatasse às próximas eleições, caso a decisão fosse anulada.
Em 6 de abril de 2025, cerca de sete mil pessoas participaram de uma manifestação organizada pelo Reagrupamento Nacional em Paris em apoio à líder francesa.
Na ocasião, Le Pen afirmou que a decisão foi política e que "não só atropela o Estado de direito, mas também o Estado de democracia".
Gravação de 2022
Mas o vídeo viral não mostra uma reação a essa condenação. As imagens foram compartilhadas por Le Pen nas redes sociais em 2022, como indicou uma busca reversa no Google.
Em 8 de abril de 2022, dois dias antes do primeiro turno da eleição presidencial, a líder do RN postou a gravação acompanhada de dois emojis: a bandeira francesa e um coração.
— Marine Le Pen (@MLP_officiel) April 8, 2022
No mesmo dia, a AFP gravou vídeos da campanha de Le Pen em Narbonne, cidade no sudoeste da França, nos quais ela aparece com as mesmas roupas da imagem viral.

Le Pen perdeu as eleições presidenciais francesas de 2022, tendo obtido 41% dos votos ante os 58% recebidos por Emmanuel Macron.
Após uma busca no Google Maps, a AFP localizou que a gravação foi realizada em frente ao restaurante “La mie câline”, em Narbonne.