México não fechou fronteira com os EUA por conta de tarifas de Trump; vídeo mostra bloqueio momentâneo
- Publicado em 14 de março de 2025 às 20:19
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
“O México fechou sua fronteira com os EUA devido às tarifas que entraram em vigor hoje. Os Estados Unidos vai ser isolado pelo mundo”, diz a mensagem que acompanha as publicações no Facebook, no Instagram, no TikTok, no Kwai e no YouTube.
O vídeo que acompanha as publicações mostra trabalhadores uniformizados fechando a passagem de carros em uma ponte que usuários afirmam ser na fronteira entre México e Estados Unidos.
Desde o início de seu novo mandato, o presidente norte-americano, Donald Trump, tem sinalizado a adoção de uma política econômica protecionista, gerando preocupação e críticas por parte de parceiros comerciais. Até o momento, o governo norte-americano anunciou aumentos nas tarifas de importação de produtos chineses, mexicanos e canadenses, além de tarifas de 25% para todos os países que exportam aço e alumínio aos EUA, incluindo Brasil, México e Canadá.
Inicialmente, Trump anunciou que as tarifas sobre produtos mexicanos e canadenses começariam a valer a partir de 4 de março de 2025, mas recuou após uma conversa com a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, suspendendo a medida até, pelo menos, 2 de abril.
Com os atuais impasses, alguns parceiros comerciais já buscam alternativas e outros ameaçam uma retaliação às medidas norte-americanas.
Mas, ao contrário do que indicam as postagens, a guerra comercial não fez o governo mexicano fechar sua fronteira com os Estados Unidos.
Ponte fechada durante um protesto
Uma busca reversa por fragmentos da sequência viral levou à mesma gravação em uma postagem em inglês no TikTok de 4 de março de 2025. A publicação indica que a cidade de Nuevo Laredo, no México, está “fechando suas portas” e também associa a medida a uma suposta retaliação por conta da política tarifária norte-americana.
Nos comentários da publicação, no entanto, uma usuária aponta que a ação teria se dado durante um protesto e que a ponte foi reaberta poucas horas depois do bloqueio.
Uma nova busca no Google, dessa vez pelas palavras-chave “protesto” e “Nuevo Laredo”, filtrando por datas próximas à do post no TikTok, levou a uma matéria publicada pelo portal norte-americano KGNS News sobre uma manifestação ocorrida em 27 de fevereiro de 2025. O texto informa que o protesto levou ao bloqueio dos acessos ao lado mexicano da World Trade Bridge, ponte que fica na fronteira entre o México e os Estados Unidos, entre as cidades de Nuevo Laredo (México) e Laredo (EUA).
No vídeo que acompanha a reportagem, é possível ver elementos em comum com os da gravação viral, como as estruturas metálicas e o colete amarelo fluorescente usado por alguns trabalhadores na ocasião.
A mesma pesquisa também levou a uma publicação na página do Departamento de Polícia de Laredo no Facebook em 27 de fevereiro, informando sobre o fechamento da ponte em função do protesto e alertando motoristas para evitarem a região por conta dos problemas no tráfego.
Uma busca nas redes sociais não levou à sequência original, mas foi possível encontrar um vídeo publicado na mesma data no X que registrou o bloqueio da ponte por outro ângulo, junto a um aviso da Port Laredo, empresa que administra o lado norte-americano da ponte, alertando sobre uma paralisação de transportadores mexicanos que estaria afetando as exportações ao país.
Procurada pelo AFP Checamos em 12 de março de 2025, a Port Laredo confirmou que o vídeo mostra um bloqueio do lado mexicano da World Trade Bridge e que “no momento nenhuma ponte de acesso aos Estados Unidos está fechada”.
De acordo com a empresa, o protesto de 27 de fevereiro ocorreu devido a uma greve de profissionais do setor de transportes mexicano contra inspeções adicionadas pelo Exército a cargas antes de cruzarem a fronteira para os Estados Unidos.
A Port Laredo informou, ainda, que a paralisação durou aproximadamente 4 horas e que a passagem de veículos foi retomada após um acordo. O mesmo foi reportado por veículos locais.
O AFP Checamos também contatou a Polícia de Laredo e a Guarda Nacional do México, que atuam no policiamento dos acessos à World Trade Bridge, mas não obteve retorno até a publicação desta verificação.
Referências:
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
