
Foto de Lula com placa afirmando que “o pobre voltará a comer ovo e tomar café” foi criada por IA
- Publicado em 5 de março de 2025 às 20:55
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“LULLA 2026! O Pobre vai voltar a comer ovo e tomar CAFE”, lê-se na imagem que circula no Facebook e no Instagram, em que Lula supostamente segura um cartaz com essa inscrição.

A publicação circula após o aumento do valor de alguns alimentos, entre eles ovos e café.
De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo (USP), nas primeiras três semanas de fevereiro o preço dos ovos aumentou quase 40%. Já as sacas de café atingiram, no mesmo mês de 2025, o maior valor desde o início da série histórica do Cepea, em 1996.
Pesquisadores da instituição apontam que a disparada nos preços do grão está ligada às altas temperaturas e à falta de chuvas, registradas em 2024 e no início deste ano e que impactam na qualidade do produto e na safra 2025/26. No caso dos ovos, o Cepea indica que as ondas de calor, que comprometem o bem-estar das aves, além dos custos de insumos fundamentais, como milho e farelo de soja, estão entre os fatores para o aumento desse alimento.
Mas a imagem viral do presidente Lula supostamente segurando um cartaz em alusão a esses produtos não é real.
Imagem gerada por IA
Algumas das publicações viralizadas compartilham uma versão maior da imagem, em que é possível identificar a marca d’água “Grok” no canto inferior direito.
Grok é uma ferramenta de inteligência artificial vinculada ao X que permite criar imagens a partir de comandos de texto.
Uma análise detalhada da imagem permite identificar inconsistências características de imagens geradas por IA. Nota-se, por exemplo, irregularidades em uma das mãos de Lula, entre o polegar e o indicador.
Além disso, a aliança do presidente é vista em um dedo diferente do que ele utiliza a joia normalmente. Na foto abaixo, publicada em seu Instagram em janeiro de 2025, vê-se a aliança no dedo anelar, ao lado do dedo mindinho que o presidente perdeu em um acidente de trabalho quando era metalúrgico. Já na imagem viralizada, a aliança aparece entre dois dedos.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) confirmou à AFP, em 26 de fevereiro de 2025, que o conteúdo é “falso” e que a “imagem foi montada por inteligência artificial”.
Uma busca nas redes sociais do mandatário (1, 2) e nos canais oficiais da Presidência da República (1, 2, 3) não identificou a imagem viral.