Vídeo mostra homens com equipamentos de airsoft na Bahia, e não armas de fogo de “grosso calibre”

  • Publicado em 21 de fevereiro de 2025 às 15:09
  • 6 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma sequência de dois homens carregando armas dentro de uma delegacia de polícia em Feira de Santana, na Bahia, não mostra armas devolvidas a uma “organização criminosa” após uma decisão da Justiça, ao contrário do que afirmam publicações que somam mais de 3 mil interações nas redes sociais desde 10 de fevereiro de 2025. O conteúdo foi publicado por um perfil de entretenimento que explicou que os equipamentos são de airsoft. A Polícia Civil da Bahia (PCBA) confirmou à AFP que as armas foram devolvidas aos donos após a confirmação da perícia de que se tratavam de simulacros.

“O que é isso???? Justiça determina devolução de armas de grosso calibre a membros de organização criminosa que haviam sido apreendidas pela Polícia”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Threads, no X e no Telegram.

O conteúdo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem encaminhar mensagens vistas em redes sociais, se duvidarem da sua veracidade.

Image
Captura de tela feita em 19 de fevereiro de 2025 de uma publicação no X (.)

No vídeo viral, dois homens caminham por uma delegacia carregando supostas armas de fogo. Um deles, que filma a movimentação, afirma: “Estamos saindo aqui da delegacia da Polícia Civil. Viemos pegar nossos armamentos que haviam sido apreendidos. Todos foram periciados, né? Graças a Deus estamos com nossos equipamentos novamente”.

Os dois comentam que os equipamentos teriam sido apreendidos em “22 de dezembro” e que “todas as armas tiveram que passar por perícia para definir que é airsoft”.

Ao final da gravação, é possível identificar em um prédio visto ao fundo os dizeres “Complexo Policial Investigador Bandeira”, estrutura localizada em Feira de Santana, na Bahia, e que abriga a 1ª Delegacia Territorial (DT), a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) e a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR).

Contudo, ao contrário do que alegam as publicações, os objetos carregados pelos dois homens na sequência não são armas de fogo.

Simulacros de arma de fogo

Uma pesquisa pelas palavras-chave “recuperamos nossos equipamentos” e “Bahia” conduziu ao canal “Jean na Realidade” no YouTube, que compartilha vídeos curtos e encenações com temáticas policiais, nas quais podem ser vistos os mesmos homens da sequência viral. Os conteúdos também são publicados pelo homem identificado como Jean no TikTok e no Instagram.

Uma busca nesses perfis encontrou o vídeo viral publicado em 10 de fevereiro de 2025.

Em 11 de fevereiro, Jean compartilhou sua reação a um comentário deixado na publicação viralizada, que afirma que os homens teriam sido presos por “tráfico de drogas”, mas “foram soltos” devido ao entendimento da Justiça de que as armas seriam “uma ferramenta de trabalho” — uma alegação enganosa já checada anteriormente pelo AFP Checamos.

Desde então, outros vídeos desmentindo as alegações foram publicados em suas redes sociais (1, 2, 3), nos quais ele reitera que os equipamentos exibidos na sequência viral são de airsoft — ou seja, simulacros de armas de fogo.

Contatada pelo AFP Checamos, a assessoria de comunicação da Polícia Civil da Bahia (PCBA) confirmou em 19 de fevereiro de 2025 que os equipamentos de fato se tratavam de armas “falsas”.

Segundo a corporação, em 20 de dezembro de 2024, quatro homens foram conduzidos pela Polícia Militar à Central de Flagrantes de Feira de Santana. Com eles, os policiais encontraram nove simulacros de armas de fogo e outros acessórios, como roupas camufladas e coturnos pretos.

O incidente também foi registrado nas redes de Jean, em um vídeo intitulado “Fomos parar na delegacia”, no qual o produtor de conteúdo agradece o trabalho e o “respeito” dos policiais.

De acordo com a Polícia Civil, durante os depoimentos foi informado às autoridades que os homens eram produtores de conteúdo e estavam realizando gravações para as redes sociais. Posteriormente, os quatro foram liberados e as armas foram apreendidas para perícia.

“O laudo constatou que todos os objetos são do tipo airsoft e simulacros de arma de fogo. Por esse motivo, os materiais foram restituídos aos respectivos donos no dia 10 de fevereiro de 2025”, concluiu.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco