É montagem vídeo em que pessoas comemoram renúncia de premiê canadense

  • Publicado em 8 de janeiro de 2025 às 17:05
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 6 de janeiro de 2025, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou sua renúncia ao cargo. Desde então, publicações nas redes sociais com mais de 12 mil interações compartilham um vídeo de pessoas comemorando, aparentemente ao assistirem a coletiva de imprensa com o comunicado. Mas a sequência é uma montagem. A cena original mostra torcedores celebrando a vitória da Inglaterra contra o País de Gales na Eurocopa de 2016.  

“Canadá: Reação ao vivo à renúncia de Justin Trudeau”, diz a legenda que circula com um vídeo no Instagram, no Facebook, no X, no Threads, no Telegram e no TikTok.

A gravação em que se vê uma multidão celebrando enquanto assiste em um telão o anúncio de Trudeau também circula em inglês e espanhol

Image
Captura de tela feita em 7 de janeiro de 2025 de uma publicação no X
(.)

O conteúdo começou a circular horas após Justin Trudeau anunciar, em 6 de janeiro, sua renúncia ao cargo de primeiro-ministro do Canadá, função que exerce desde 2015. 
 

Em coletiva de imprensa realizada em Ottawa, Trudeau afirmou que abandonará o cargo de premiê e de líder do partido Partido Liberal, assim que um novo líder for escolhido.

A peça de desinformação compartilha um trecho da coletiva do agora premiê interino, mas é falso que o vídeo viral mostre a reação de canadenses ao anúncio. 

Eurocopa de 2016

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google Lens levou à mesma gravação, publicada em 17 de junho de 2016, no canal da estação de rádio britânica Heart West Country no YouTube com o título: “Os torcedores no estádio Ashton Gate em Bristol celebram a vitória da Inglaterra contra o País de Gales na Eurocopa 2016”.

Na gravação compartilhada pela rádio, o telão exibe uma partida de futebol ao invés do anúncio de Trudeau. 

A descrição aponta que os torcedores estavam comemorando o gol do atacante inglês Daniel Sturridge, responsável pela vitória do time britânico na Eurocopa daquele ano. 

Ao consultar o perfil do estádio no Instagram foi possível identificar uma foto, publicada em 24 de fevereiro de 2020, que registra o mesmo espaço do vídeo viral durante outra partida de futebol.

Uma pesquisa no Google Maps pelo nome “Ashton Gate Stadium”, estádio localizado em Bristol, na Inglaterra, levou a diversas imagens publicadas por usuários. Em diferentes registros (1, 2) é possível identificar os mesmos elementos e espaço vistos na gravação viral. 

O vídeo dos torcedores comemorando o gol no estádio Ashton Gate já teve versões anteriormente verificadas pela AFP, incluindo uma com a alegação de que a multidão celebrava a condenação de Donald Trump, que tomará posse como presidente dos Estados Unidos pela segunda vez em 20 de janeiro de 2025. 

Referências 

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco