É montagem vídeo em que pessoas comemoram renúncia de premiê canadense
- Publicado em 8 de janeiro de 2025 às 17:05
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Canadá: Reação ao vivo à renúncia de Justin Trudeau”, diz a legenda que circula com um vídeo no Instagram, no Facebook, no X, no Threads, no Telegram e no TikTok.
A gravação em que se vê uma multidão celebrando enquanto assiste em um telão o anúncio de Trudeau também circula em inglês e espanhol.
(.)
O conteúdo começou a circular horas após Justin Trudeau anunciar, em 6 de janeiro, sua renúncia ao cargo de primeiro-ministro do Canadá, função que exerce desde 2015.
Em coletiva de imprensa realizada em Ottawa, Trudeau afirmou que abandonará o cargo de premiê e de líder do partido Partido Liberal, assim que um novo líder for escolhido.
A peça de desinformação compartilha um trecho da coletiva do agora premiê interino, mas é falso que o vídeo viral mostre a reação de canadenses ao anúncio.
Eurocopa de 2016
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google Lens levou à mesma gravação, publicada em 17 de junho de 2016, no canal da estação de rádio britânica Heart West Country no YouTube com o título: “Os torcedores no estádio Ashton Gate em Bristol celebram a vitória da Inglaterra contra o País de Gales na Eurocopa 2016”.
Na gravação compartilhada pela rádio, o telão exibe uma partida de futebol ao invés do anúncio de Trudeau.
A descrição aponta que os torcedores estavam comemorando o gol do atacante inglês Daniel Sturridge, responsável pela vitória do time britânico na Eurocopa daquele ano.
Ao consultar o perfil do estádio no Instagram foi possível identificar uma foto, publicada em 24 de fevereiro de 2020, que registra o mesmo espaço do vídeo viral durante outra partida de futebol.
Uma pesquisa no Google Maps pelo nome “Ashton Gate Stadium”, estádio localizado em Bristol, na Inglaterra, levou a diversas imagens publicadas por usuários. Em diferentes registros (1, 2) é possível identificar os mesmos elementos e espaço vistos na gravação viral.
O vídeo dos torcedores comemorando o gol no estádio Ashton Gate já teve versões anteriormente verificadas pela AFP, incluindo uma com a alegação de que a multidão celebrava a condenação de Donald Trump, que tomará posse como presidente dos Estados Unidos pela segunda vez em 20 de janeiro de 2025.
Referências
- Vídeo publicado em junho de 2016
- Foto publicada na conta do estádio no Instagram
- Fotos do estádio publicadas por usuários no Google Maps (1, 2)