Vídeo não mostra equipe do Botafogo “cravando” vaga no Mundial antes de final contra Atlético-MG

  • Publicado em 29 de novembro de 2024 às 19:48
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Em 30 de novembro será realizada a final da Copa Libertadores da América 2024, entre Botafogo e Atlético-MG, em Buenos Aires. Por conta disso, um vídeo de uma comemoração de jogadores do clube carioca soma milhares de interações nas redes sociais com a alegação de mostrar o time “cravando” antecipadamente a presença no Mundial de Clubes, competição para a qual o vencedor do atual torneio continental se classifica e onde poderá enfrentar o Real Madrid. Mas a sequência é uma montagem, com imagens de 2023 e um áudio manipulado.

“os jogadores do Botafogo ja cravaram que estão no mundial”, diz uma das publicações que circulam no Facebook, no Instagram, no X e no TikTok.

Image
Captura de tela feita em 29 de novembro de 2024 de uma publicação no X (.)

O vídeo que acompanha as publicações mostra uma comemoração de jogadores do Botafogo supostamente cantando uma música provocativa ao Real Madrid, clube espanhol classificado para o Mundial de Clubes em 2024: “Real Madrid, pode esperar, a sua hora vai chegar”

O clube espanhol se classificou para o Mundial ao ser campeão da Liga dos Campeões em 1º de junho, após derrotar o Borussia Dortmund, da Alemanha.

Por sua vez, o próximo campeão da Libertadores da América também jogará o Mundial, e poderá ser o adversário do Real Madrid caso avance para a final, marcada para 18 de dezembro, no Catar.

Nas redes sociais, usuários comentam a gravação acusando os botafoguenses de “soberba” (1, 2), por supostamente comemorarem uma vaga para o Mundial antes de disputar a partida que garantirá a participação no torneio.

Porém, o vídeo foi manipulado e não tem relação com as disputas de 2024.

Vídeo de 2023 e áudio de 2022

Uma busca por palavras-chave no Google com os termos “jogadores do Botafogo”, “Real Madrid” e “comemoração” não levou a nenhuma publicação correspondente ao vídeo viral.

Porém, uma análise do material permitiu identificar que o uniforme dos jogadores que aparece na gravação era utilizado pelo clube carioca na temporada 2022-2023, conforme mostra um site especializado. O atual uniforme alvinegro possui um design diferente nas mangas, na gola e na parte de trás da camisa. O modelo atual também contém marcas de outros patrocinadores.

Image
Comparação feita em 28 de novembro de 2024 entre o uniforme das publicações virais (E) e o da temporada atual do Botafogo (.)

Além disso, algumas pessoas que aparecem na sequência viral já não integram mais o Botafogo, como é o caso do técnico português Luís Castro, que deixou o clube em junho de 2023. O time atualmente é comandado por outro português, Artur Jorge.

Uma nova busca no Google, dessa vez por comemorações do time alvinegro em 2023, levou a uma matéria publicada pelo portal Fogo na Rede em 30 de abril de 2023 contendo o vídeo viralizado, mas em versão original. Segundo o portal, a celebração ocorreu após uma vitória do Botafogo contra o Flamengo no Maracanã pelo Campeonato Brasileiro.

No vídeo original, a música cantada pela equipe não é a mesma da gravação viral, mas sim uma canção da torcida alvinegra chamada “Não Se Compara”. Os jogadores são ouvidos entoando: “É diferente, esse sentimento ninguém entende. Vamos, vamos, vamos, Botafogo. Clube que é mais tradicional. Quero te ver campeão de novo. Vou te apoiar até o final”.

Uma busca no Google pela música cantada na gravação viral, por sua vez, mostrou que o canto em provocação ao Real Madrid foi retirado de uma comemoração do Flamengo em outubro de 2022, após vencer o Athletico-PR na final da Copa Libertadores da América de 2022. 

Na ocasião, o time rubro-negro se classificou para o Mundial por ter sido campeão da competição. O caso foi reportado por jornais do país.

O AFP Checamos já verificou anteriormente outro conteúdo de desinformação sobre a Copa Libertadores da América.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco