Canto da torcida do Boca Juniors não chamou o Fluminense de “filhos do Flamengo”
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 6 de outubro de 2023 às 22:03
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Torcida do Boca, no Allianz Parque, depois da classificação para a final da #Libertadores2023 Dale, dale, dale, dos filhos do Flamengo nós vamos ganhar, eles não vão aguentar", diz o texto em publicações que circulam no Facebook, no Instagram, no TikTok, no Kwai e no X (antes Twitter).
Em 5 de outubro de 2023, o Boca Juniors se classificou para a final da Copa Libertadores da América após vencer nos pênaltis o Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo.
O clube argentino disputará a final em 4 de novembro no Maracanã, no Rio de Janeiro, contra o Fluminense, que um dia antes havia se classificado ao superar o Internacional, no Beira-Rio.
Nesse contexto, após a classificação, usuários passaram a compartilhar diversos vídeos de uma música cantada nas arquibancadas pelos torcedores argentinos. Segundo as publicações, a música, ao provocar o Fluminense, dizia: “Dale, dale, dale, dos filhos do Flamengo nós vamos ganhar, eles não vão aguentar”.
O conteúdo foi compartilhado também em redes sociais oficiais da mídia especializada (1, 2, 3).
Mas as publicações distorcem o canto dos torcedores argentinos, que não fez alusão ao Flamengo na ocasião.
Jornalistas do serviço de checagem em espanhol da AFP detalharam que o canto da torcida do Boca Juniors não faz referência ao Fla, mas sim: “En Rio de Janeiro, vamos a ganar. En Rio de Janeiro, vamos a ganar. Y la vuelta, y la vuelta vamos a dar”.
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo levou a postagens de usuários argentinos e de páginas de torcedores do clube nas redes sociais (1, 2, 3) compartilhando o momento de comemoração após a classificação.
Os usuários publicaram junto ao vídeo: “En Rio de Janeiro vamos a ganar… Y la vuelta vamos a dar”, fazendo referência à final do campeonato.
O AFP Checamos também utilizou a plataforma Sonix, que permite transcrever textos de vídeos e áudios, que confirmou o conteúdo da música.
Na transcrição, destaca-se: “En Río de Janeiro. Vamos a ganar en Río de Janeiro. Vamos a ganar. ¿Y la vuelta Y la vuelta? Vamos a dar”, como pode-se ver abaixo:
O AFP Checamos já verificou anteriormente alegações que distorcem cantos de torcidas em estádios no país (1, 2).