Filmagem de Jimmy Carter acamado não mostra ex-presidente votando nas eleições de 2024 nos EUA

O ex-presidente norte-americano Jimmy Carter votou nas eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2024 um dia após a abertura das urnas em seu estado natal, a Geórgia. Mas um vídeo do ex-mandatário em uma cadeira de rodas reclinável, que soma milhares de interações nas redes sociais desde 16 de outubro, não mostra sua suposta votação presencial. O democrata emitiu seu voto pelo correio, e a gravação viral foi feita semanas antes, durante o seu aniversário de 100 anos.

“Jimmy Carter chegou ao primeiro dia de votação antecipada na Geórgia. Sua família declarou que ele votará em Harris. Será que ele foi influenciado por alguém? Ele tem mais de 100 anos”, diz uma das publicações que compartilham a sequência no X e no Facebook.

Conteúdos semelhantes circulam em inglês.

Image
Captura de tela feita em 17 de outubro de 2024 de uma publicação no X (.)

Publicações com alegações similares começaram a ser difundidas nos Estados Unidos em diferentes plataformas assim que as urnas foram abertas no estado da Georgia, em 15 de outubro de 2024, onde Carter vive sob cuidados paliativos há mais de um ano.

Algumas postagens também compartilharam a sequência para sustentar alegações sem comprovação sobre fraudes nas eleições ou de que os membros do Partido Democrata estariam usando votos de idosos para vencer o pleito.

A eleição presidencial norte-americana de 2024 tem sido marcada por uma acirrada disputa entre o candidato republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris. Nesse contexto, a Geórgia é considerada um estado-pêndulo, conhecido por não ter uma preferência partidária predominante e que, portanto, pode ser decisivo no resultado eleitoral.

Mas o vídeo de Carter em cadeira de rodas não tem relação com as eleições.

Uma busca reversa no Google por fragmentos da sequência levou a uma gravação publicada pela CBS News em 1º de outubro de 2024, sobre a celebração de 100 anos de Carter, o primeiro ex-presidente norte-americano a chegar a essa idade.

“O ex-presidente Jimmy Carter celebrou o seu 100º aniversário cercado por familiares e amigos no jardim de sua casa em Plains, na Geórgia. A CBS News esteve presente na ocasião, quando ele foi levado para fora, sob a sombra de suas árvores, para testemunhar um sobrevoo militar com quatro caças”, escreveu a rede no X.

Carter, que ocupou a Casa Branca por um mandato, de 1977 a 1981, votou pelo correio semanas depois, em 16 de outubro, informou o Carter Center em um comunicado.

À AFP, Matthew De Galan, assessor de imprensa da família Carter e vice-presidente de comunicação do Carter Center - uma instituição sem fins lucrativos que o ex-presidente fundou após deixar a Casa Branca - confirmou a informação no mesmo dia: “O presidente Carter votou hoje pelo correio. O vídeo não é atual”.

A esposa de Chip Carter, filho do ex-mandatário, depositou sua cédula na caixa postal de um tribunal próximo, informou o Atlanta Journal-Constitution. O filho de Carter afirmou ao jornal que seu pai votou “absolutamente” em Harris.

Em agosto deste ano, o ex-presidente disse à sua família que esperava viver o suficiente para votar em Harris para ajudar a derrotar Trump.

O AFP Checamos já verificou outras alegações sobre as eleições presidenciais nos Estados Unidos em 2024.

Referências:

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco