Caravana gravada no Sri Lanka foi feita no Dia do Trabalho em 2023, e não após as eleições de 2024
- Publicado em 30 de setembro de 2024 às 18:32
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Colômbia
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“A Frente de Libertação Popular, liderada pela esquerda marxista, venceu as eleições no Sri Lanka, com 56% dos votos, alegadamente. Feiticeiros comunistas foram invocados para a parada da vitória”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook, no Instagram, no Kwai, no Telegram e no X*.
Alegações similares circulam em espanhol. O presidente colombiano, Gustavo Petro, também replicou a sequência, afirmando: “A Frente de Libertação do Povo, liderada pela esquerda marxista, ganhou as eleições no Sri Lanka, com 56% dos votos. O triunfo eleitoral ocorre após a queda de uma ditadura”.
Em 22 de setembro de 2024, o candidato da coalizão de esquerda, Anura Kumara Dissanayaka, venceu as eleições presidenciais do Sri Lanka, dois anos depois de uma grave crise financeira que impôs uma política de austeridade impopular no país.
A Comissão Eleitoral informou que Dissanayaka, líder do partido marxista Frente de Libertação do Povo (JVP), obteve 42,3% dos votos.
Mobilização no Dia do Trabalho em 2023
A sequência viral mostra um grupo de pessoas vestidas de vermelho marchando com bandeiras com o símbolo comunista da foice e o martelo, acompanhadas de cartazes com o rosto de personalidades como Karl Marx e Vladimir Lenin.
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google conduziu ao mesmo conteúdo publicado no X em 1º de maio de 2023, com a indicação de que as imagens correspondiam a uma mobilização do partido JVP nas ruas de Colombo pelo feriado do Dia Internacional do Trabalhador.
Uma consulta ao canal do JVP Srilanka no YouTube levou a uma gravação compartilhada em 2 de maio de 2023, com o título, em cingalês, “O enorme rio Ratu Jana passando pelo parque Viharamaha Devi | JVP Primeiro de Maio 2023”, que permitiu confirmar se tratar do mesmo evento.
Tanto o vídeo viral como o registro mais antigo encontrado pela AFP exibem o logotipo da agência, que fez a filmagem e a publicou inicialmente.
Uma nova pesquisa no Google, dessa vez pelas palavras-chave “caravana”, “manifestação”, “Sri Lanka” e “eleições 2024”, conduziu a diferentes matérias (1, 2) de veículos internacionais que cobriram a celebração do triunfo de Dissanayaka ao redor da secretaria presidencial em Colombo.
A AFP também fez fotografias do evento (1, 2) que permitem observar uma mobilização de características distintas às de maio de 2023, sem caravanas com fotografias de líderes comunistas.
*As publicações do X foram acessadas por integrantes da equipe da AFP localizados fora do Brasil devido à suspensão da plataforma no país.