Convenção Democrata nos EUA não estava “quase vazia”; registro que circula é do início do evento
- Publicado em 26 de agosto de 2024 às 21:48
- 3 minutos de leitura
- Por Nahiara S. ALONSO, AFP Estados Unidos
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“DNC está quase vazio. A multidão está dispersa e sem inspiração. Os palestrantes são incompetentes e medrosos. A diferença entre o RNC e o DNC é aparente. Todo o hype da internet e da mídia era falso”, dizem postagens no Facebook, Telegram e X.
Publicações similares também foram compartilhadas em inglês e espanhol.
(.)
As publicações começaram a circular após o início da Convenção Nacional Democrata, realizada entre 19 e 22 de agosto, em Chicago. No evento, a vice-presidente Kamala Harris foi oficializada como a candidata do partido para a eleição presidencial de novembro contra o republicano Donald Trump.
Harris garantiu a indicação democrata depois que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou em 21 de julho de 2024 que deixava a corrida à reeleição.
Imagens do início da convenção
Algumas publicações virais divulgam um registro panorâmico do United Center, pavilhão onde a convenção foi realizada, mostrando assentos vazios e duas pessoas falando no palco. Outras publicações mostram capturas de tela dessa gravação.
Uma busca no vídeo oficial da transmissão ao vivo do primeiro dia do evento no YouTube, que tem duração de 6 horas e 13 minutos, mostrou que as pessoas no palco, no momento capturado pelas publicações nas redes sociais, são o presidente do Comitê Nacional Democrata, Jaime Harrison, e a presidente da convenção, Minyon Moore.
Os dois abriram o evento juntos no minuto 16:15 do vídeo, quando ainda havia assentos vazios, e permaneceram no palco por cerca de cinco minutos. Embora tenham aparecido novamente durante a convenção para discursar, eles não voltaram a estar juntos no palco.
Embora as publicações virais mostrem um local “quase vazio”, ao longo do evento o espaço foi lotando, como mostram diferentes momentos da transmissão e fotografias da AFP (1, 2, 3). Durante o discurso de Kamala Harris, às 2 horas e 53 minutos da gravação, o United Center estava lotado.
Uma imagem semelhante de um estádio lotado foi observada durante os discursos da congressista Alexandria Ocasio-Cortez (3:19:36), da ex-secretária de Estado Hillary Clinton (3:34:53) e de Joe Biden (5:08:49), entre outros. Após o discurso do presidente dos Estados Unidos, quase no final do evento, a câmera mostrou uma visão panorâmica do lugar, que estava cheio.
Três fotojornalistas da AFP presentes no evento confirmaram que o local ficou lotado quando os principais oradores discursaram.
O fotojornalista Saul Loeb, que participou da convenção pela quarta vez, afirmou que “não houve nada fora do comum em termos de tamanho da multidão”.
“É muito comum, especialmente na primeira noite, que o estádio não encha até o final da tarde/noite, depois que os oradores começam", observou Loeb. “Os principais oradores não falam até o final, por isso as pessoas não sentem a necessidade de chegar tão cedo para os primeiros discursos, que não são os de grandes nomes populares”, comentou o fotógrafo.
“Quando chegou o momento de máxima audiência, o estádio estava abarrotado”, acrescentou.
A rede C-SPAN também compartilhou a transmissão ao vivo da convenção sem interrupção, e outras agências, como Getty Images, igualmente publicaram fotos do estádio lotado.