
Elon Musk não deu dicas para brasileiros se preparem para um próximo apagão cibernético
- Publicado em 25 de julho de 2024 às 20:55
- Atualizado em 25 de julho de 2024 às 21:21
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Elon Musk dar dicas para o Brasil se preparar sobre o Apagão Cibernético”, lê-se no texto sobreposto a um vídeo que circula no Instagram, no Facebook, no Telegram e no X. Na sequência, é possível ver o empresário Elon Musk falando com repórteres. O áudio, no entanto, está dublado em português.
“É crucial que os brasileiros estejam preparados para o apagão cibernético que pode acontecer nos próximos dias no Brasil. (...) Aqui estão algumas dicas para se preparar”, o empresário parece dizer na gravação, antes de começar a listar conselhos como: estocar alimentos e água; sacar dinheiro em espécie, separar documentos importantes, celulares; comunicar-se com familiares e buscar informações oficiais.

O conteúdo começou a circular após um apagão cibernético afetar aeroportos, hospitais e sistemas de telecomunicação em diversas partes do mundo no último dia 19 de julho. O incidente foi provocado por uma atualização do software de segurança da empresa CrowdStrike, usando nos sistemas operacionais Windows.
Contudo, a gravação de Musk foi feita em 2015 e não mostra dicas para um apagão cibernético.
Por meio de uma busca reversa, o Checamos localizou o vídeo original, publicado em 15 de janeiro de 2015 no YouTube. Na filmagem, que está espelhada em relação ao vídeo viral, o empresário aparece falando sobre a implantação de um sistema de transporte chamado Hyperloop no estado norte-americano do Texas.
Na ocasião, Musk participou do Fórum de Transporte do Texas, onde anunciou a intenção de construir uma pista-teste no estado.
Realizando outra pesquisa por palavras-chave no Google, é possível ver que a montagem viral foi publicada inicialmente por um perfil que divulga vídeos de dublagens no TikTok e que já teve conteúdos verificados pelo Checamos (1, 2, 3).

A descrição do perfil inclui um link para um canal no Telegram em que o usuário afirma ensinar a “alcançar uma renda extra de $2,000 a $5,000 mensais com vídeos de dublagem no TikTok” e indica que o conteúdo é dublado com uso de inteligência artificial.

O vídeo viral não está mais disponível no TikTok, porém há ainda outra versão feita com a mesma filmagem, em que Musk é dublado como se estivesse falando sobre as consequências do apagão.
Referências
Configura imagem de capa25 de julho de 2024 Configura imagem de capa